Deu a louca na novela

10 ago • Caso do DiaNenhum comentário em Deu a louca na novela

Leio na ZH que a atriz Giovanna Antonelli será protagonista central do núcleo nipônico de Sol Nascente, a nova novela das seis. Como desculpa arrumaram um jeito da gringa ter sido adotada por um japonês. Pensei que só Hollywood fosse capaz dessas atrocidades, mas vejo que me enganei. Já não bastavam baianos falando gauchês e cariocas usando sotaque nordestino. Até uma jaca sentiria a diferença.

Nos anos 1980, Hollywood inventou um filme sobre as invasões dos vikings e um deles era negro. A desculpa foi que entre uma invasão e outra os loiros visitaram a África e incorporaram um nativo aos filhos de Odin. Não me surpreenderia se pegassem um indiano para fazer o papel de um general alemão da II Guerra.

Isso nos leva aos filmes dublados. Eu os detesto do fundo da minha alma. Primeiro, porque se perde o que eles falam na língua do país do filme; segundo, porque ou os dubladores são paulistas da gema ou tentam copiar sotaque alemão, digamos, o que por si só mereceria a reabertura da Ilha do Presídio.

A propósito de sotaques, conta-se que um morador da colônia italiana do RS conseguiu por acaso um emprego no Rio de Janeiro. Ficou lá por um ano, e, assim que voltou para sua cidadezinha da Serra, entrou numa lancheria, encostou no balcão e fez um pedido.

– Me dá uma Chpraite.

Espichou bastante o CH. Depois arrematou:

– E uma torada.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »