Detalhes dizem muito

17 ago • Caso do DiaNenhum comentário em Detalhes dizem muito

Detalhe de uma mão pegando o telefone junto ao teclado do mesmo

Banco ou empresa que não atende telefone é sinal de péssima gestão de pessoal. Deus ou o diabo moram nos detalhes. Por consequência, eu não compraria ações deles. Não só pelo desaforo, mas pela desconfiança gerada por uma coisa elementar inerente a qualquer negócio, incluindo engraxates ou barbeiros: a comunicação com o cliente. Você, meu caro diretor, tem ideia de quantos já perdeu ou deixou de ganhar por este simples detalhe?

Tem um conceito antigo e sólido no jornalismo: um jornal começa a morrer dez anos antes. Empresas, assim como os seres humanos, costumam emitir sinais que há falhas na sua estrutura. Normalmente, corporações assim também tem ferrugem nos vários níveis de comando, e aí é que entram os espertos – no bom sentido.

Uma das consultorias mais eficientes e grátis que existe é o contato direto, o antigo fale com o presidente. Não sei hoje, mas houve tempo em que o CEO de uma empresa dava graças a Deus quando você reclamasse ou chamasse atenção para uma falha. Hoje, o 0800 substitui muito mal a mensagem direta. Tenho pelo menos uma dúzia de exemplos pessoais com grandes corporações neste sentido e uma centena de exemplos negativos. Ah sim, diretor, você vai me dizer que, na sua empresa, isso não acontece.

Como você sabe, se nem mesmo telefone vocês atendem?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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