Detalhes dizem muito
Banco ou empresa que não atende telefone é sinal de péssima gestão de pessoal. Deus ou o diabo moram nos detalhes. Por consequência, eu não compraria ações deles. Não só pelo desaforo, mas pela desconfiança gerada por uma coisa elementar inerente a qualquer negócio, incluindo engraxates ou barbeiros: a comunicação com o cliente. Você, meu caro diretor, tem ideia de quantos já perdeu ou deixou de ganhar por este simples detalhe?
Tem um conceito antigo e sólido no jornalismo: um jornal começa a morrer dez anos antes. Empresas, assim como os seres humanos, costumam emitir sinais que há falhas na sua estrutura. Normalmente, corporações assim também tem ferrugem nos vários níveis de comando, e aí é que entram os espertos – no bom sentido.
Uma das consultorias mais eficientes e grátis que existe é o contato direto, o antigo fale com o presidente. Não sei hoje, mas houve tempo em que o CEO de uma empresa dava graças a Deus quando você reclamasse ou chamasse atenção para uma falha. Hoje, o 0800 substitui muito mal a mensagem direta. Tenho pelo menos uma dúzia de exemplos pessoais com grandes corporações neste sentido e uma centena de exemplos negativos. Ah sim, diretor, você vai me dizer que, na sua empresa, isso não acontece.
Como você sabe, se nem mesmo telefone vocês atendem?
« William Shakespeare Centenário de nascimento de Aron Menda »