Despautério

20 nov • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Despautério

Este é um Estado tão estranho que os 181 anos da briosa Brigada Militar mereceram matérias criticando a corporação. É ter muita má vontade mesmo. Tenho certeza de que, ao sofrer alguma violência, esse tipo de gente é a primeira a dizer que não tinha nenhum PM por perto.

Foto: site da Brigada Militar 

Colaboração de peso

lamachia

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, participou do Fórum de Governadores que esteve reunido com o presidente eleito, Jair Bolsonaro. Ciente da necessidade de que o Brasil encete esforços por pautas de desenvolvimento, com vistas à superação da crise econômica, ele afirmou que a OAB está disposta a auxiliar o debate em prol da sociedade. Lamachia também citou propostas da entidade para o combate da corrupção, como por exemplo a criminalização do caixa 2 eleitoral.
Foto: Eugenio Novaes – CFOAB

Primeiro escalão

Para os que têm a paranoia da volta do regime militar como o dos anos 1960 em diante, o prato está cheio. O avô do novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi ministro do planejamento há 51 anos. O novo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, tem o mesmo sobrenome do marechal Humberto Castello Branco, primeiro presidente do regime militar de 1964.

A censura, como foi?

Com alguma frequência me pedem para descrever como era a censura naqueles tempos. Sempre digo que de 1964 até dezembro de 1968 ela não pegava tão pesado se comparado com o pós-1968, exceção de alguns jornais, especialmente o Estadão. Para mostrar o poder da tesoura, o jornal publicava receitas culinárias no lugar das notas censuradas.

O desejo do Castello…

Em 1965, uma parte dos militares queria devolver o poder aos civis, sob alegação que a esquerda havia sido domada, até por temer que, em um futuro próximo, os milicos seriam odiados. Entre eles, estava o cearense Castello Branco. A linha dura não quis conversa, deu no que deu.

…e a fúria de Lacerda

O deputado e ex-governador do Rio, Carlos Lacerda, era um dos que apoiaram o Movimento de 1964 e, depois, dele se tornaram inimigos. Lacerda, que era dono do ferino jornal Tribuna da Imprensa, passou a atacar Castello Branco de tal forma que, fosse hoje, no mínimo seria condenado por alguma ação por dano moral.

Pau puro

Nunca esqueci a primeira linha do editorial assinado em que Lacerda pegou pesado com Castello: “Pequenino e mirrado como o estado que lhe deu origem…”.

Quilômetro De arrancada

IsadoraA pequena Isadora (foto) acordou cedo no domingo (18) para um programa diferente. Ao lado dos pais, Jorge e Suélen Rolim, ela participou pela primeira vez, aos quatro anos de idade, de uma corrida de rua. A família de Canoas esteve entre as 2,8 mil pessoas que participaram da terceira e última etapa deste ano do Circuito Hospital Moinhos de Vento Poa Day Run.

Criancas 4Divididos em percursos de três, cinco, 10 e 21 quilômetros, os participantes encararam o tempo fechado junto ao Parque Marinha do Brasil com muita disposição. Exemplos inspiradores não faltaram. Os projetos Rosto ao Vento e Juntos Somos Um Só levaram cadeirantes e crianças com necessidades especiais para a pista, em triciclos adaptados empurrados por familiares e amigos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »