Delenda est cartago

26 jan • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Delenda est cartago

Catão, o Censor romano, encerrava seus discursos com esta frase, que Cartago seja destruída. A cidade foi sede do poderoso império cartaginês fundada pelos fenícios e destruída pelos romanos no século II a.C como queria Catão. Parece que temos uma nova Cartago e um novo censor.

É A CABEÇA, IRMÃO, É A CABEÇA

Ao longo dos mais de 50 anos de jornalismo sempre procurei me colocar na cabeça do outro. Então me teletransporto como o doutor Spock para a cabeça de um brasileiro e até estrangeiro que quer entender o governo e seu presidente Jair Bolsonaro. Pode ser até um ET que leia os principais jornais, assista os telejornais e programas de comentaristas.

 https://meubanricompras.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=banricompras_duv&utm_content=centro_600x90px

ALSO SPRACHT ZARATUSTRA

Como o bordão do macaco do Viva o Gordo do Jô Soares, nos anos 1970, não precisa explicar, ele só queria entender. Porque a maioria do que lerá, verá e ouvirá está claramente definido como de ferrenha oposição ao homem. Não há espaço para “mas” nem “porém”. É pau puro 24h horas por dia 365 dias por ano e aumentando. No Brasil, o formador de opinião já nasce feito.

O RETRATO DE DORIAN GRAY

O que o nosso brasileiro, estrangeiro ou ET quer enxergar pós e contras para definir e cristalizar opinião sobre o Capitão. Missão impossível. Dando de barato que lá de Alfa Centauri ele tenha impressão que – em várias ocasiões – o presidente brasileiro tenha metido os pés pelas mãos, não conseguirá ver um retrato completo dele a ponto de dizer “bem, eis o homem”.

MATAI E ESFOLAI

Em um país já famoso pelo 8 ou 80, é difícil ter distanciamento crítico, porque caberia à imprensa deixar o problema em foco. Mas não. Um grita mata, e o outro, esfola.

Por conseguinte, Delenda est Bolsonaro.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »