De volta ao passado

27 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em De volta ao passado

Até meados dos anos 1970, a reportagem policial era muito atuante. Eu mesmo, vocês sabem, comecei como repórter policial na madrugada na ZH no tempo da redação na Sete de Setembro. O problema é que a classe média passou a detestar esse tipo de notícias. Jornal que torce e sai sangue, era o mote.

Os jornais comuns davam um mínimo de destaque para o noticiário policial, mas não dava para fechar os olhos para crimes de maior relevância. Então, era o fio da navalha. A Zero Hora, filha da Última Hora, tinha foco na polícia, mas quando cresceu queria se desvencilhar dessa incômoda imagem. Só conseguiu a partir da metade dos anos 1970. Acho que por obra e graça de Marcos Divoskim, diretor do hoje poderoso rotativo.

Passaram-se os anos e o que vemos hoje? A maioria dos jornais não consegue sair do noticiário policial, seja pela comunidade em aumento ou pelos crimes de colarinho da Lava Jato & Corrupção. Voltamos aos anos 1960. Com a diferença que muitos jornais se transformaram em polícia.

Imagem: Freepik

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »