De quatro em quatro

3 out • Caso do DiaNenhum comentário em De quatro em quatro

Mais uma eleição, mais críticas sobre o imperfeito sistema eleitoral brasileiro. Não é de admirar que a trajetória deste País se dê aos trancos e barrancos. Pois se não temos nem um modelo eleitoral se não perfeito com menos imperfeições? O assunto tende a ganhar corpo em 2018, na eleição presidencial. De tempos em tempos, surge a bandeira do parlamentarismo, mas numa sociedade instável como a nossa, sei não. Talvez de tivesse vingado quando a tivemos de forma embrionária, nos anos 1960.

A dura realidade é que os governantes brasileiros nos três níveis só governam efetivamente em dois anos. O primeiro é gasto para tomar pé na situação, o segundo para arrumar a equipe e acomodar as melancias no caminho; no terceiro governa-se ou desgoverna-se; no quarto, é ano eleitoral e a única dúvida é se o café segue quente ou será frio.

A ideia de fazer eleições simultâneas, coincidentes em todos os níveis, é convite ao marasmo. Como me referi acima, só teríamos dois anos efetivos para fazer a máquina andar. De quatro em quatro anos, o fato é que andamos de quatro.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »