Cuidado com a Romu

6 jul • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Cuidado com a Romu

Parece nome masculino, mas é feminino mesmo. A briosa Guarda Municipal de Porto Alegre criou a Ronda Ostensiva Municipal, a tal de Romu. Quando vi a cena perguntei a um tripulante o que vinha ser Romu. Um não sabia e outro teve que recorrer ao manual. Pena que ela só pode agir na defesa dos feitos municipais, prédios, escolas etc. Ultimamente ampliou a fama de serviços em função da pandemia. Pode até multar quem não usa máscara.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw00hn_promocao.aspx?secao_id=3310&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=app&utm_content=centro_600x90px

O MUNDO É UMA SIGLA

ONU, Patram, GOE, BOE. Selic, CPF, BC, HPS, DNIT, Copom, Amex entre milhares de outras. Também existem as siglas pessoa física, como tofu, sifu, vaipra… Vaipra… é a única que leva três pontinhos.

DE VOLTA À IDADE MEDIA

O prefeito de Porto Alegre está gerando um pacotão de fechar o comércio, literalmente. Até o Mercado Público, também conhecido como a salvação das despensas, vai ter que fechar seus majestosos portões. Mesmo para viajar de ônibus vai ser complicado para o povão, posto que vão limitar o vale-transporte (cerca de 75% dos passageiros).

do dia 26 até dia 3/7

EI, VOCÊ AÍ…

…me dá um dinheiro aí. Resumindo, vai ser difícil comprar comida, consertar celular ou vazamento na pia do banheiro. Como o dinheiro já era pouco e difícil de ganhar, agora o diabo tomou conta. Quando alguém com dificuldades intransponíveis se dá por vencido, costuma dizer “entreguei a Deus”.  Só que ele anda meio sumido. Já o diabo nunca falta ao serviço. É um Caxias, um CDF, como quiserem.

FILOSOFIA DO VÍRUS

Há muito tempo a comunidade científica discute se os vírus são ou não seres vivos, porque é uma capa de proteína que precisa-se agarrar em uma célula humana para fazer filhotes. Então ele não morre. Fica domesticado e passa a ser inativo – não confundir com desativado.

DESLIGA, NÃO DESLIGA…

Conheço muita gente nessa condição. Para fazer uma analogia, estas figuras humanas não trabalham, então ficam inativos. Uma aposentadoria sem ter trabalhado, em suma. Desativado e outra coisa. Desativei meu computador, por exemplo, por ele nunca ter dito a que veio. Mas posso reativar o traste. Neste caso, só para me incomodar.

A VANTAGEM DE SER ELETRÔNICO

Vírus de computador e o coronavírus tem muita coisa em comum. Depois de ser infectado por um deles, tem que chamar um especialista para se livrar dos pestes. Terminam aí as semelhanças, em termos. Vírus de computador me mata de raiva enquanto o outro, o Nojento, me mata enquanto pessoa física.

SIGO ACHANDO…

…que todo mundo está perdido. Especialistas inclusive. Se soubessem das coisas já teriam acertado quando será o pico da pandemia. Por enquanto, ninguém acertou. Como desculpa,dizem que o vírus é dinâmico. Se assim é, por que fizeram previsões?

A NAU DOS INSENSATOS

Prestem atenção em que não rema no barco da unanimidade. Prestem atenção no discordante, tem maior chance de estar certo.  Já observado pelos gregos, foi melhorado por Nélson Rodrigues: toda  a unanimidade é burra. Em um júri, se um jurado não concorda com os outros, periga estar certo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »