Criminalidade em queda

12 jan • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Criminalidade em queda

DADOS divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), revelam queda nos índices de criminalidade em Porto Alegre. O número de veículos levados por assaltantes na Capital caiu de 8.215, em 2018, para 4.761 no ano passado – baixa de 42%. Os homicídios reduziram 40,7%.

Um dos aliados no combate ao crime é o cercamento eletrônico de veículos em Porto Alegre. Em 2019, o sistema emitiu 1.329 alertas de carros roubados ou furtados. Desses, 35,5% foram recuperados, informa o secretário municipal de Segurança Pública, Rafael Oliveira.

O cercamento monitora em média 850 mil placas por dia e cerca de 25 milhões/mês, com índice de alerta diário de cinco carros furtados ou roubados/identificados. O sistema começou em 69 pistas e hoje opera em 162. O monitoramento das vias internas entrou em operação em agosto de 2018 e, desde então, vem sendo aprimorado. Está em implantação o novo contrato para monitorar 100% das entradas e saídas e para ampliação em 70% das vias internas. Outros benefícios do sistema são maior agilidade na troca de informações e a intensificação da cooperação entre Município e Estado para execução de ações mais assertivas no combate à criminalidade.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »