Criação da dúvida I

29 ago • NotasNenhum comentário em Criação da dúvida I

O Brasil deve ser o único país do mundo a ter a cultura de criar leis que geram mais dúvidas que certezas. A legislação eleitoral é um bom exemplo. Todos os anos eleitorais aparecem problemas em diplomas legais sobre isso ou aquilo levantado por partidos e candidatos. É raro ver uma lei clara e perfeita. Sem falar em vícios de origem e francamente ubconstitucionais.
https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw27hn_promocao.aspx?secao_id=3739&campo=25503&secao_principal=2922103%20%20&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=banrifast&utm_content=centro_600x90px

A criação da dúvida II

E o que fazem nossos legisladores? Criam mais leis com mais dúvidas que certezas ou que não preveem particularidades no contexto, ou simplesmente são inaplicáveis. Na última contagem, o Brasil tinha mais de 300 mil leis, portarias e todo o séquito legal. Criar projetos de lei é argumento de produtividade, quando enxugá-las deveria ser o norte. O que já é outro problema.

Não vale o escrito

A humanidade já foi à Lua várias vezes, deve chegar a Marte e estabelcer uma colônia, mas ainda não conseguiu fabricar sachês fáceis de abrir, especialmente de mostarda e ketchup. Onde se lê “fácil de abrir” leia-se “difícil de abrir”.
Essa serve também para o saquinho de queijo fracionado.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »