COR da caneta, som de celular e mais: saiba o que elimina o candidato no Enem 2019

2 nov • NotasNenhum comentário em COR da caneta, som de celular e mais: saiba o que elimina o candidato no Enem 2019

Caneta deve ser transparente, esferográfica e de tinta preta, outro tipo elimina. Assim como a emissão de som de equipamentos eletrônicos mesmo lacrados. Os participantes do Enem 2019 vão se deparar com regras mais rigorosas para realizar as provas nos próximos dois domingos: 3 e 10 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação, listou mais de 30 itens que podem levar à desclassificação. O rol inclui fazer a prova com caneta que não seja esferográfica, transparente e de tinta preta, emissão de som de equipamento eletrônico mesmo lacrado, entre outros. A medida tem o objetivo de garantir ainda mais segurança ao maior exame de acesso ao ensino superior do país.

MUITOS não sabem, mas uma noite mal dormida traz muitos malefícios, além de olheiras e aparência de cansaço. Não ter a quantidade adequada de sono à noite pode trazer, segundo especialistas, desequilíbrio do metabolismo e dos hormônios o que pode ocasionar inclusive em ganho de peso. Contudo, antes de recorrer a medidas extremas como fortes remédios psicotrópicos, existem alternativas naturais para ajudar a minimizar o problema.

O especialista em nutrição, Dr. Leone Gonçalves, afirma que essa não é a única saída possível para a insônia: “O sono é um período fundamental para equilibrar as funções biológicas do corpo. A qualidade do sono tem um enorme impacto sobre a nossa vida diária, já que é neste período que o corpo e a mente se recuperam. No entanto, antes de recorrer a medicação, é possível através dos próprios alimentos, da nutrição, da alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares ajudar o corpo a minimizar o problema da insônia e da baixa qualidade do sono. Não existe solução mágica, mas os alimentos certos e na quantidade certa podem ajudar de maneira natural e eficaz”.

O Dr. Leone aponta que substâncias encontradas nos alimentos seriam responsáveis pela melhora da qualidade do sono: “o triptofano, um aminoácido essencial, é um indutor natural do sono, porque aumenta a quantidade de serotonina e de melatonina no organismo, que atuam como um sedativo também natural do cérebro. Além de melhorar o sono, essas substâncias  são apontadas como capazes de melhoram o humor de modo geral. Alimentos como queijo, amendoim, castanha de caju, amêndoas, carne de frango, ovos e bananas são alguns dos que são alguns dos alimentos ricos em triptofano e que combinados a outros alimentos fontes de carboidratos complexos como o mel e a aveia, podem ajudar muito a melhorar a qualidade do sono”.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »