Competências socioemocionais: as cinco habilidades mais importantes para os próximos seis meses

17 nov • ArtigosNenhum comentário em Competências socioemocionais: as cinco habilidades mais importantes para os próximos seis meses

Por Uranio Bonoldi

uranioUm conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com as emoções – assim podem ser definidas as competências socioemocionais. Elas estão ligadas à nossa capacidade de conviver, conhecer, ser e trabalhar. Não é à toa que as empresas estão em busca de profissionais que saibam se relacionar bem: níveis mais altos dessas competências trazem benefícios para a carreira, principalmente no que diz respeito à capacidade de liderança.

Saber como agir diante de situações complexas que envolvem tomadas de decisões difíceis é algo valorizado pelas empresas – e para isso, o profissional precisa estar em dia com as competências socioemocionais, afinal, resolver os problemas de maneira a garantir um ambiente mais leve para todos os colaboradores exige boa saúde mental e certas habilidades. Mas quais são elas?

Cinco habilidades para os próximos seis meses

Recentemente, a pesquisa “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora”, divulgada no último mês, mostrou quais são as cinco habilidades socioemocionais mais importantes para os próximos seis meses no Brasil e no mundo. Para os cerca de 2 mil brasileiros ouvidos pela pesquisa, adaptabilidade, colaboração, resiliência, criatividade e empatia são indispensáveis para crescer profissionalmente. Tais competências, que já possuíam destaque no mundo dos negócios, agora com o Covid-19, que mudou as estruturas da economia, são ainda mais valorizadas.

Adaptabilidade – Como o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico, a constante mudança demanda dos colaboradores o desenvolvimento de uma maior capacidade adaptativa, mas sempre respeitando os próprios alicerces.

Colaboração – Saber trabalhar em equipe também é fundamental – a ajuda mútua permite uma maior aprendizagem e consequentemente, maior produtividade com melhores resultados.

Resiliência – O desenvolvimento da resiliência, principalmente em cargos de liderança, onde há mais pressão, é essencial. Portanto, a capacidade de superar adversidades deve ser trabalhada todos os dias.

Criatividade – Construir alternativas, trazer ideias inovadoras ao ambiente de trabalho, diversificar o repertório com novas propostas e táticas – tudo isso é positivo tanto para os colaboradores quanto para os clientes, já que demonstra que a empresa está sempre em movimento.

Empatia – Ao compreender as emoções de outra pessoa e se colocar no lugar dela, a relação com os outros colaboradores se torna mais harmoniosa. Ouvir as pessoas, tratá-las bem, demonstrar mais interesse no que estão desenvolvendo são algumas formas de ser mais empático.

Em um mundo que vive em constante mudança, aprender a lidar melhor com as próprias emoções e aplicar tal aprendizado no dia a dia é um caminho para crescer tanto profissionalmente quanto para ter um maior autoconhecimento, afinal, o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é indispensável para viver de maneira mais plena.

Sobre o autor

Uranio Bonoldi atua como executivo e também como professor para turmas de MBA na Fundação Dom Cabral, é palestrante e escritor. Possui longa experiência executiva em cargos de alta gestão, especialista em tomada de decisão, carreira e negócios. Na Fundação Dom Cabral ministra aulas para executivos sobre poder e tomada de decisão. www.uraniobonoldi.com.br

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »