A pioneira

28 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em A pioneira

A “TAM”, que agora se chama Latam, ainda é a companhia aérea mais lembrada pelo público (35%), segundo o prêmio “Top of Mind” nacional, promovido pela Folha de S. Paulo. Curiosamente, os nomes das falecidas Varig e Vasp ainda são lembrados, apesar de estarem fora de circulação.

Eu tenho convicção de que muito do sucesso de determinadas marcas se deve à sonoridade do nome, algo que agrada o inconsciente. O maior cobra em neurociência, o professor Ivan Izquierdo, certamente explica como isso se processa na cabeça do consumidor.

A Varig. Bem, a Varig tem um nome bonito, por assim dizer, e que ainda agrega todo um passado glorioso, de serviço de bordo de primeira, de ser orgulho nacional e orgulho gaúcho, era nossa – no final a sede ficava no Rio de Janeiro. E seu logo era a Rosa dos Ventos, outro achado. A cereja do bolo era a assinatura musical “Varig, Varig, Varig”.

Nos anos 1950, o jornalista Justino Martins, da então poderosa revista O Cruzeiro, escreveu que o sonho de todo gaúcho era ser cavalo ou avião da Varig. Olha que, no fundo, ele pegou o espírito da coisa.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »