Coceira no dedão

30 set • Caso do DiaNenhum comentário em Coceira no dedão

O plantonista do necrotério preenchia o formulário de entradas e saídas do dia. Era de noite, tudo quieto no prédio e muito mais quieto no necrotério, iluminado por luz fosforescente. Outra fonte desta luz estava em cima da mesa. De repente aparece um sujeito à sua frente. A luz forte não deixava ver bem o rosto do visitante.

– O senhor é visitante? Como entrou?

– Sou novo aqui, desculpe tê-lo assustado. Eu queria um favor, se não for pedir muito, doutor.

O legista botou a tampa na caneta.

– Diga.

Ele tossiu.

– O ar aqui é gelado pra caramba, mas bem, eu sempre tive curiosidade em saber como vocês identificam os cadáveres, sabe, de repente pode haver um engano terrível e a família enterrar o cara errado.

O doutor ia responder, mas o novato se antecipou. Pés de um cadáver com uma etiqueta pendurada

-…então lembrei dos filmes em que aparecem necrotérios e cadáveres, e aí vi que vocês colocam um cartão de identificação e o penduram no dedão dos mortos.

Se fez um breve silêncio. O plantonista teve um lampejo.

– Peraí, acho que já nos conhecemos! De onde?

– Daqui mesmo, presumo. Mas voltando ao assunto do dedão. O favor que eu queria é simples: o senhor poderia substituir o cordão com o cartão por outro sistema?

Então ele levantou o camisolão e mostrou o pé.

– É que me dá muita coceira, meu caro, sou alérgico a barbantes e assemelhados. Estou aqui há uma semana e além do frio polar que faz na minha gaveta não posso aguentar, pois meu dedão coça sem parar. É muita coisa.

Pasmo, o médico viu o sujeito arrancar a identificação, jogá-la na mesa, caminhar em direção à sua gaveta, que abriu e nela se deitou.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »