Chineses espertinhos

19 jun • Caso do DiaNenhum comentário em Chineses espertinhos

 Principal foco do governo para a atração de investimentos chineses, as ferrovias foram criticadas por potenciais investidores pelo fato de não comporem um sistema, durante o encontro empresarial Brasil-China. Os empresários chineses disseram que, pelo fato de não estarem interligadas, elas podem ter baixa rentabilidade. Eles querem só construir, não operar.

 Espertinhos esses chineses. O caso serve para desmistificar uma crença comum entre amadores, que pensam ser fácil e barato construir uma ferrovia. São poucas as linhas de passageiros rentáveis no mundo, falar nisso. Há anos, um deputado estadual gaúcho peleou para que o Estado bancasse uma linha férrea – um trem-bala – entre Porto Alegre e a litorânea Torres. Colocar dormentes, sentar os trilhos, construir parques de manutenção e comprar as composições seria tão simples como vender terrenos ajardinados na Lua

 O detalhe risonho da história é que o trem-bala inciaria a viagem pela avenida Ipiranga e, na altura da PUC, seria a primeira parada. Bala curta essa.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »