Esqueceram de nós

17 nov • Caso do DiaNenhum comentário em Esqueceram de nós

A todo momento se diz que o aumento dos casos de câncer deve-se ao bombardeio químico de origens diversas, desde alimentos, bebidas, defensivos agrícolas, poluição, conservantes etc. Mas é comum esquecer que vivemos cada vez mais, e que, quanto mais idade se tem, mais chance de desenvolver algum tipo de câncer. Como já falei aqui, todos nós vamos morrer desta doença a não ser que outra nos mate primeiro.

Mas há mais dois fatores a considerar. Um deles é seletivo, o aumento do câncer de mama. Pelo que sei, o eletrodoméstico usado na cozinha que emite mais emite ondas eletromagnéticas é o liquidificador. E onde ele fica na bancada em relação ao corpo da mulher? Espéculo, não afirmo.

O outro fator dispensa maiores explicações. Desde os primeiros testes nucleares feitos na II Guerra Mundial até que se deram conta dos perigos – nem digam isso para o pequerrucho que comanda a Coreia do Norte – o planeta assistiu a mais de 20 MIL explosões nucleares. Radiação ´causa câncer. Ora, tudo isso despejou uma enormidade de radiação na atmosfera, no solo e nos oceanos. Tanto que a datação por Carbono 14 nestas décadas precisa de uma tabela de correção porque alterou s radioatividade decrescente.

Então quem nasceu nos anos 1940 em diante pode – pode – estar sofrendo as consequências.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »