Atração para mês inteiro

2 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em Atração para mês inteiro

Um acidente de carro no interior do Rio Grande do Sul nas décadas de 1940 atraía tanto público quanto um grande espetáculo na cidade grande. Neste caso, em Santa Teresinha, Bom Princípio, Vale do Caí.

Vinha gente de tudo quanto é lado para apreciar a demolição. E olha que, nas estradas de chão batido e mesmo nas ruas e estradas, a velocidade raramente era superior a 60 Km/h. Não pelo pé leve do motorista, mas pela potência reduzida dos carros.

Agora, vejam uma coisa interessante nessa foto. Hoje, até os carros da F1 são projetados para se desmanchar aos poucos para absorver energia, e na época era igual porque boa parte das carrocerias era de madeira, que é o caso. Por isso, quem na faixa dos 60 e 70 anos tem saudades dos automóveis com lataria de aço deveria mudar seu conceito. Sem absorção de energia do choque ou capotamento, morrer ou se ferir gravemente era muito fácil.

Acidente de trânsito nas colônias era assunto para um mês inteiro, quando não de anos. Até porque o número era muito baixo.

Foto: Acervo Felix Peter 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »