Atire a primeira pedra

20 ago • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Atire a primeira pedra

Quando Bolsonaro falou que a Noruega era aquele país que mata baleia só arranhou de leva a reputação. No Brasil, uma mineradora norueguesa lançava rejeitos tóxicos no rio Muripi, no Pará. E admitiu isso. A informação original é da BBC Brasil.

JÁ OS ALEMÃES…

Dizer que a Alemanha deveria reflorestar mais em vez de criticar o desmatamento da Amazônia tem um óbice. O país da Frau Merkel faz isso há décadas. Vinte anos depois do fim da II Guerra Mundial, a Alemanha já tinha mais árvores do que no início do conflito.

…PLANTAM COM GEL

Os espertos e criativos engenheiros florestais teutos desenvolveram, em meados dos anos 1970, uma forma de plantar árvores até em encostas íngremes e taludes formados na construção de rodovias. As sementes selecionadas de acordo com vocação para cada solo eram envoltas em uma espécie de gelatina e lançadas por helicópteros nestas áreas. O gel “grudava” nas encostas e as sementes germinavam em boa proporção.

AS VISITAS DE EDUARDO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro tem vindo com frequência para Porto Alegre. Há algum tempo, almoçou na Churrascaria Barranco. Explicável, porque sua mulher é de Novo Hamburgo. No domingo à tardinha, esteve em uma cafeteria na charmosa rua Dinarte Ribeiro, bairro Moinhos de Vento, um oásis nessa contaminada Porto Alegre.

Aparentemente ele não tem seguranças a cercá-lo, mas só aparentemente. Bastou ele levantar da mesa que eles surgem como num passe de mágica.

GUARDA PESSOAL I

Faz lembrar um episódio da Legalidade, em 1961, episódio liderado por Leonel Brizola para garantir a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros. A tensão durou alguns dias, houve boatos que a FAB usaria os caças Gloster Meteor para bombardear o Palácio Piratini, mas no fim foi quase uma Batalha de Itararé.

GUARDA PESSOAL II

Um prefeito de cidade localizada a mais de 500 Km da capital gaúcha, pôs-se em marcha com um mini-exército para ajudar o engenheiro. Juntou centenas de voluntários dispostos a morrer pela causa. Na marcha, requisitaram comida, abateram bois das fazendas por onde passavam e mandava que cobrassem do governo. A fervura já tinha terminado, então Brizola mandou um emissário para dar um recado ao alcaide, não precisava mais.

GUARDA PESSOAL III

A contragosto, porque queria dar tiro de qualquer jeito, mandou um telegrama para o Palácio Piratini vazado nos seguintes termos:

DISPENSEI TROPA VG SIGO GUARDA PESSOAL APENAS 10 HOMENS PT

PT era ponto e VG vírgula

SEU FERREIRA TINHA RAZÃO

Em muitos episódios de valentia em plagas gaúchas cabe um poema do poeta Pernambucano Ascênsio Ferreira:

GAÚCHOS

Riscando os cavalos!

Tinindo as esporas!

Través das coxilhas!

Sai de meus pagos em louca arrancada!

— Pra quê?

— Pra nada!

E-book

Recomendação do blog: sob o comando do consultor Harry G Fockink, abra o E-book gratuito sobre empresa familiar no www.fockink.com.br

Na batida de Hollywood

calçada da faunaEm tempos de Festival de Cinema, a Calçada da Fauna do Gramadozoo ganhou uma nova pegada. O projeto de educação ambiental gravou a pata do mão-pelada. O simpático animalzinho entrou para a galeria, ao lado de outras 16 espécies da fauna brasileira. Conforme a bióloga Tatiane Nunes, a educação ambiental é o principal objetivo da Calçada da Fauna.

O BRASIL QUE FUNCIONA

Consolidada como um evento para empresas de todos os tamanhos e dos mais diferentes setores da economia, a Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados reunirá 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento, entre hoje e dia 22 no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. Serão expositores, supermercadistas de todo o Brasil e de outros 11 países

Entre as palestras magnas, realizadas sempre pela manhã no Teatro do Sesi, os destaques deste ano serão a jornalista Glória Maria, com o tema É preciso reinventar-se; o consultor canadense Mike Ross, que abordará o comportamento dos consumidores no ponto de venda; o filósofo, professor e escritor Clóvis de Barros Filho, propondo reflexões de vida e carreira ao público; o jornalista Alexandre Garcia, abordando perspectivas para o Brasil; e o educador físico Márcio Atallar.

Capitaneando as programações das tardes, amanhã às 15h, a atriz e bailarina Cláudia Raia contará detalhes de sua trajetória e motivará os participantes na programação feminina do Agas Mulher, com a palestra, “Nas raias do empreendedorismo!. No terceiro dia (22), será a vez do Agas Jovem.

ARBITRAGEM

A arbitragem, uma das principais alternativas para resolução de disputas empresariais, cresceu em média 10% ao ano no Brasil entre 2010 e 2017. Com o aumento da demanda, o escritório Souto Correa, já reconhecido por sua atuação na área, está reforçando a equipe com o ingresso do sócio Luís Peretti, que atuava como secretário-geral da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ciesp/Fiesp.

TESTAMENTO VIRTUAL

Será realizada hoje palestra a cargo da advogada Ana Lúcia Piccoli, no Grupo de Estudos de Direito de Família do IARGS, sobre o tema “Testamento, Testamento Vital e Testamento Virtual – Inovações”, no quarto andar do instituto, a partir das 12h. Entrada aberta. Mais informações: 3224-5788.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »