As tardes fagueiras

15 out • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em As tardes fagueiras

Costumo frequentar  cafeteria e confeitaria Chocólatras, na Dinarte Ribeiro, no Moinhos de Vento. Na sexta, estava eu em uma roda de gente letrada. Gente de direita, de esquerda, até um stalinista, mas todos com mente aberta e sem ranço. Como era nos anos 1960 até os 80, quando chegou o Fundamentalismo Guasca e esculhambou tudo.

Falávamos de Kant, Jürgen Habermas, Sant Simon e Heidegger, entre outros. Súbito me dei conta que esses caras eram citados nas rodas de chope nos anos 1960, no tempo da faculdade. Havia estudantes de arquitetura, engenharia, medicina, jornalismo – como eu. Não era esnobismo. Líamos, então.

AH, ESSA FALSA CULTURA

Não quer dizer que não havia burrice travestida de conhecimento. Era tempo do cinema novo e dos filmes franceses incompreensíveis, daqueles que se era obrigado a elogiar, mesmo não entendendo lhufas. O filme era uma merda, mas o diretor era genial.

https://www.banrisul.com.br/pix?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=pix&utm_content=centro_600x90px

CINEMA NO RÁDIO

Hoje, vivemos algo parecido no cinema brasileiro. Esquecem até que cinema é imagem. Dá para ver o filme até no rádio. Enquanto isso, os argentinos…

ZÉ FINI

Passados mais de 50 anos, chego à melancólica conclusão que escrevo – eu e minha geração – para um número cada vez menor de pessoas.

PERO…

…que não é o Vaz de Caminha. Vamos em frente cravando as esporas na barriga da teimosia.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »