As histórias da Polícia segundo o Comissário

15 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em As histórias da Polícia segundo o Comissário

 Quando houve a reestruturação das Polícias Civil e Militar, na segunda metade dos anos 1960, a Polícia Civil gaúcha deixou de usar uniforme, os famosos “ratos brancos” da música Alto da Bronze. Usavam quepe e parecia como a polícia de Nova Iorque como a conhecemos. Entre outras funções, eles também controlavam o trânsito, incluindo o manejo manual da abertura do sinal em cruzamentos mais complicados.

 O novo Estatuto da Polícia exigia que os Delegados fossem bacharéis em Direito, e os inspetores e comissários tinham que ter o segundo grau. Parte dos que já estavam na corporação tinha que passar por uma espécie de “exame da Ordem”. Para evitar claros nas fileiras da Polícia, a banca examinadora pegava leve nas perguntas.

 Um destes examinadores foi o delegado Antônio Diniz de Oliveira, que depois foi Chefe de Polícia, já falecido. Certa vez, ele me contou como se deu a prova oral com um conhecido comissário, apelidado de “Tio Z…” antes de virar moda garotas chamarem de tio alguém com mais de 40 anos. Sabendo da sua parca erudição, o delegado Diniz fez perguntas simples, básicas, que qualquer policial sabia de cor e salteado.

 – Me diz aí a primeira estrofe do Hino da Polícia.

 Não saiu nada.

 – Quando foi fundada a Guarda Civil do Rio Grande do Sul?

 Silêncio. Diniz foi para outra questão facílima

 – Então, me conta alguma coisa da história da Polícia durante todo esse tempo.

 O tio Z. saltou na cadeira.

 – Ih, delegado, tais querendo me comprometer? Eu, hein? Olha se vou dar uma de jacaré e contar as histórias da Polícia…

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »