As flores da professora

3 maio • Caso do DiaNenhum comentário em As flores da professora

 Vi um documentário sobre o Camboja e a volta por cima que está dando, depois de décadas de terrorismo e chacina do Khmer Vermelho. Aliás, vocês já repararam que a maioria dos povos asiáticos que sofreram o diabo, não faz muito, estão sacudindo a poeira e dando a volta por cima? Pois é, o Camboja é um deles. E a relação aluno-mestre está por trás destes povos. O Camboja não é exceção.

 Em uma cena, um grupo de meninas entre oito e 13 anos aprende uma dança milenar que exige muito treino, muita força de vontade e afinco. Antes de começar mais uma aula prática, observa-se que elas entregam flores à professora e se ajoelham em posição de respeito. Uma das alunas volta-se para a câmara e explica que as rosas e velas ritualísticas simbolizam o quanto eles respeitam a mestra e como ela está sendo importante na formação delas.

 São coisas assim de lá que me comovem e, ao mesmo tempo, me entristecem quando lembro da relação aluno-professor cá.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »