As amantes do vento – Parte I

27 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em As amantes do vento – Parte I

Mar, maresia, quais são os cheiros, sons e imagens do veraneio gaúcho? Para mim, as imagens mais fortes são da estrada antiga, a RS-020, que serpenteava entre os morros e planícies antes de chegar a Santo Antônio da Patrulha e os sonhos enormes. A viagem era parte do veraneio, mas só na ida. No retorno, era brabo encarar a volta às aulas. Em Cachoeirinha, havia um posto da Polícia Rodoviária Estadual em que se batia um “ponto”, cartão que deveria ser entre em outro posto em Osório – a velocidade média não podia ser superior a 60 Km/h.

Assim que o carro aproava o rumo de Tramandaí, a reta final, aguardava-se com ansiedade o cheiro da maresia numa praia sem prédios altos e com dunas e areias brancas. Nunca mais vi as areias brancas. Além da poluição, deve ter mais uma causa para o desaparecimento. A imagem das dunas recortando o horizonte era outra visão que permanecia na retina. Proust, não é só você e suas madeleines, minhas lembranças olfativas vão da maresia ao odor da fritura dos bolinhos de chuva, passando pelo cheiro adocicado dos filtros solares, que além de não serem filtros, apenas ajudavam a cozinhar a pele ao sol.

A visão das casuarinas, árvore que não dá grande sombra, mas é parte da paisagem do Litoral, era outra imagem que ficava na retina. O áudio era o assobio do vento nordestão se esgueirando às pressas entre seus mirrados galhos, como se gemido de prazer fosse. Havia – ainda há – uma cumplicidade amorosa e sensual entre o vento e a casuarina. Imagino que sejam amantes. Devem rir da nossa ignorância, gemendo ao fazer amor bem na nossa frente.

(Conclui segunda-feira)

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »