As amantes do vento (final)

30 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em As amantes do vento (final)

Os cheiros, gostos, imagens que nunca esqueceremos da nossa infância e adolescência nas praias gaúchas, as mais bonitas do mundo para quem gosta só de areia obedecem ao critério da unanimidade, ou perto dela. O cheiro do pão quente das padarias do Litoral, e aí se explica. No passado, o pão d’água da cidade grande era feito com adição de farinha de mandioca no trigo, mistura que não dá certo perto do mar porque a maresia azeda o pão. Esse segredinho me atormentou por anos, até que, já adulto e mais para geriatra que para pediatra, fiat lux.

Um cheiro inesquecível vinha nos bolinhos de chuva, quando se era obrigado a ficar em casa porque não deu praia. E aos 12 ou 13 anos descobri o cheiro da Cuba Libre, rum com Coca-Cola. Foi minha prima Iara que me disse que Cuba era bom. Eu imaginava que seria algo doce, que rum era algum licor ou doce. Mas não era pro meu bico naquele tempo. Cheiro de peixe no Rio Tramandaí, cheiro de café quente.

No quesito lembranças sonoras, o rapaz que vendia puxa-puxa, espichando o “á” final, tipo “puxa-puxáááá”. Lembro que fiz uma associação que me pareceu engraçada. O doce feito de melado esticava como borracha e o rapaz que o vendia esticava o “a”.  O jeito cantado do nativo da praia, provavelmente gente que veio de Santa Catarina, era outra coisa que chamava minha atenção.

Mas o ruído ou som que embalava bem embaladinho meu sono era o coaxar dos sapos e o cri-cri dos grilos. Como eu amava essa sinfonia. Ainda amo, apesar de achar que os grilos foram extintos. Havia um último exemplar, creio, na redação do Jornal do Comércio. Coitado, morreu vitimado pelo sapataço de uma repórter, que o confundiu com uma barata. Vai enxergar mal assim no raio que o parta, assassina da natureza.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »