Arte da mediação

17 ago • NotasNenhum comentário em Arte da mediação

Toda campanha fala sempre do Ferreira Neto, um ás na arte da mediação da Rede Globo. Vi-o em ação numa eleição nos anos 1980 no Rio de Janeiro. O cara era muito bom. Nos dedos tinha sempre um charuto apagado, nos tempos politicamente incorretos – que infelizmente não voltam mais. Ele sentava numa cadeira com rodinhas, com os candidatos dispostos em meia lua. Então ele atirava um osso para a cachorrada.

Enquanto começava as primeiras escaramuças, Ferreira Neto empurrava a cadeira com rodinhas discretamente para trás, até ficar no distanciamento crítico brechtiano. Ele só fazia o movimento inverso na hora do brake comercial ou quando, como em uma luta de box, o juiz sente que vai rolar sangue demais e se coloca entre os lutadores. E assim ia. Debates eram ganhos por quem tivesse as melhores ideias e presença de espírito para rebater as dos outros e uma couraça para se defender das estocadas. 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »