Aqui jaz

25 abr • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Aqui jaz

Uma pesquisa do Sebrae nacional chamada Causa Mortis, apontou que 50% dos empreendimentos que vão à falência nos primeiros 5 anos de vida não definiram estratégias para evitar desperdícios. O estudo se baseou na análise de 1.829 empresas.

Entre as principais ações para a contenção de gastos em empresas estão a análise dos custos atuais, sabendo como e em quê, exatamente, a companhia gasta dinheiro; otimização de processos, poupando capital com horas extras, energia elétrica e outros; e renegociação com fornecedores.

Aqui da boleia do meu caminhãozinho me meto de pato a ganso e resumo toda essa odisseia descrita pelo Sebrae em uma palavra, tão gasta quanto expressiva: gestão. E proponho, de novo, que se faça um ranking com os dez ou cem maiores fiascos empresariais e se publique este material em livro que seja intitulado “COMO NÃO FAZER” para farta distribuição nas faculdades de Economia e correlatos.

Cinco décadas de frio

Casas Pernambucanas

Quem bate? É o friiio! O jingle do desenho animado criado em 1962 para as Casas Pernambucanas, rede que mantinha lojas em todo o país, em especial no interior do Rio Grande do Sul, quase que vira marchinha de carnaval se fosse marcha. A Pernambucanas de Porto Alegre volta na Rua da Praia em frente à Galeria Chaves, espaço onde quedava a luxuosa Casa Lyra até o início dos anos 1990.

Curioso isso como uma peça publicitária até singela é capaz de catapultar uma empresa aos píncaros do faturamento. E também como pode ser o oposto. O jingle da baratinha que bateu asa e voou e foi abatida pelo inseticida (Baygon?) anos 1970 despertou uma onda de indignação dos telespectadores, cujos filhos choravam com a morte desse inseto nojento. Tiveram que tirar o comercial do ar. E tem comercial de barata que fala palavrão. Para espíritos fortes: https://www.youtube.com/watch?v=zLQfW1yt7IQ

Vá entender. É como Tom & Jerry em que todo mundo torce para o rato, que é bicho nojento e vetor de doenças, e não para o gato que o caça.

2AACB39F-896E-42AC-B279-C91440C61564

Reunião de patrícios

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), aceitou o convite feito pessoalmente pela diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) e fará visita à sede da entidade em Porto Alegre no dia 31 de maio. Os gaúchos foram levados ao gabinete da presidência pelo conterrâneo Lasier Martins (Pode), o único “intruso”, já que Alcolumbre também é judeu.

Foto: Jonas Pereira 

Foco e fé

yogawarren

O pessoal da corretora digital Warren vai precisar de bastante foco nos próximos meses para buscar a meta anunciada pelo CEO, Tito Gusmão. De R$ 300 milhões, a fintech quer atingir um patrimônio sob gestão de R$ 5 bilhões com as novidades anunciadas neste mês, entre elas a criação do fundo multimercado Omaha, a entrada de mais de 200 produtos de terceiros no portfólio e a criação do grupo de yoga para os funcionários em Porto Alegre.

Mais uma

A Editora Três fechou a sucursal de Brasília da revista IstoÉ.  Para veteranos como eu dói. Nos anos 1980, a Isto É (separado) capturou uma das melhores revistas de atualidades e entrevistas deste país, a Senhor, A Três comprou o título e na transição ficou IstoÉ Senhor.

Funcriança

Não esqueça: na sua declaração de Imposto de Renda destine 3% para o Funcriança. A declaração está mais fácil este ano para quem quiser ajudar o futuro do Brasil.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »