Ano zebrado

30 dez • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Ano zebrado

IMG-20191229-WA0129Cada final de ano é a mesma coisa, avaliação do ano que finda e a expectativa para o ano que chega. E as previsões, a maioria furadas, como sempre. Mas tem a técnica Oswald de Souza, aquele matemático que dava o número de acertadores da Loteca no Fantástico. Quando o resultado era incerto, Souza falava pela boca de Cid Moreira para dizer que o número de acertadores podia variar entre 8 e 80. E para justificar qualquer erro de cálculo, lá vinha a zebra falante. Pois eu desenvolvi um método em que a margem de acertos para o ano que virá é de 100”.

ANO TRANSPARENTE

Posso afiançar e até jurar de pés e mãos juntas que Bolsonaro vai trocar pelo menos um ministro. Também é líquido e certo que a imprensa repetirá que o Capitão comprou uma briga que não deveria ter comprado, quando a briga era exatamente o que ele queria. Um desastre climático afetará alguma região do globo. Alguma socialite vai trocar de marido e um ator sairá do armário para assumir que é gay. Idem para alguma artista.

ANO DESEJÁVEL

O PT gostaria que Lula fosse preso novamente para ter um mártir para exibir.

ANO MELANCIA

IMG-20191229-WA0130Assim como o preço de um Big Mac baliza o câmbio e o custo de vida entre vários países, posso dizer que o ano foi bom ou não pela melancia. Neste 2019, por exemplo, essa fruta não está boa. Agora só falta algum estudo científico demonstrar que o cigarro faz bem para alguma coisa.

ANO ELEITORAL

Garanto que haverá surpresas nas eleições municipais. Algum novato no ramo será eleito com votação expressiva e não será reeleito um prefeito que tinha certeza da vitória.

ANO DO ESTAGIÁRIO

No terceiro trimestre de 2019, o IQVT, Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) – uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação às experiências de trabalho, verificou que, dentre as profissões estudadas, os estagiários são os mais satisfeitos com a experiência no trabalho, seguidos por presidência/diretoria/gerência.

ANO DA AMARGURA

Posso até ver a cena. Um presidente de empresa olhar para o estagiário que ajuda sua secretária dizendo “esse cara é mais feliz que eu, mesmo com meus milhões”.  Coragem, presidente, quem sabe na próxima reencarnação o senhor será um deles.

PENSAMENTO DO DIAS

Não confunda capitão de fragata com cafetão de gravata.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »