Os 15 minutos de fama

22 ago • Caso do DiaNenhum comentário em Os 15 minutos de fama

ginasta fazendo apresentação com fita

Ginástica rítmica é bonito de se ver, mas é alto o custo que cobra dessas atletas, principalmente quando começam ainda crianças, normalmente a partir dos sete, oito anos. Uma fisioterapeuta, que acompanha um grupo em Porto Alegre, conta que muitas delas apresentam fissuras na coluna e/ ou tipo de lesões, principalmente no tornozelo.

Uma das razões para a precocidade dos danos é o excesso de treinos e a alta cobrança a que são submetidas. Para quem acha que é moleza é bom lembrar que, na ginástica rítmica, o impacto é igual ao do vôlei, salienta ela. Evidentemente que, quando essas garotas e garotos atingirem a idade adulta, pagarão um alto preço devido a estas lesões, como a hiperlassidão ligamentar, que se manifesta em todas as articulações.

Eu me pergunto se os pais sabem desse efeito colateral, e se sabem, porque permitem que as crianças sigam neste esporte de alto rendimento. E fica a pergunta se é tudo pelos 15 minutos de fama delas ou do pai e da mãe?

Foto: Wojtek Hintzke

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »