Alinhamento estratégico

25 maio • NotasNenhum comentário em Alinhamento estratégico

 planejamento estratégico do SenarOs presidentes e diretores dos Sindicatos Rurais do RS reuniram-se, nos dias 23 e 24 de maio, para contribuir na elaboração do alinhamento estratégico e planejamento para o SENAR-RS, pelos próximos dez anos. As questões foram avaliadas sob o ponto de vista do sistema no qual o SENAR-RS está integrado, que também envolve FARSUL, Casa Rural e Sindicatos Rurais. A atividade, conduzida pela Divisão de Inovação e Ações Especiais (DIAE) do SENAR-RS, reuniu cerca de 90 pessoas no Hotel Continental, em Porto Alegre, para traçar as estratégias e metas a serem alcançadas até 2027. Diretores da Farsul também participaram do encontro, que trará impactos para todo o sistema Farsul.

 O superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, disse que todos os representantes de sindicatos se mostraram abertos ao diálogo e apontaram pontos em comum que desejam fortalecer: “Tivemos um número expressivo de sindicatos, que trouxeram muitas sugestões. A partir de agora, vamos consolidar as questões mais importantes para elaborar um marco estratégico e, até o fim do ano, ter em mãos planos de ação para atingirmos os objetivos traçados”, afirmar Tietböhl.

  A atividade foi dividida em três etapas: um momento para contemplar o passado e analisar o alinhamento que foi elaborado em 2006, para avaliar como foram implantadas as ações sugeridas na época. O segundo momento foi de construir a missão e os valores do sistema. Em um terceiro momento, os participantes discutiram os desafios para 2027 e as ações para alcançar os objetivos traçados para após, priorizá-las.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Joia, Sérvulo Luiz Zardin, elogiou a metodologia usada, desenvolvida para trabalhar com grande grupos e ressaltou que, além de ouvir todos os sindicatos, é necessário revisitar os objetivos e demandas do meio rural com alguma frequência, já que as mudanças tecnológicas trazem novos desafios com cada vez mais frequência.

 Quatro eixos nortearam as discussões dos desafios para 2027: representatividade e sustentabilidade, mercado, produtividade e macroambientes. De acordo com o chefe da Divisão de Inovação e Ações Especiais, Taylor Favero Guedes, um dos pontos priorizados pelos participantes foi a necessidade de promover a capacitação dos dirigentes dos sindicatos rurais. As considerações farão parte de um relatório que será a base para a elaboração do plano de ação que guiará os próximos dez anos. O evento ocorreu em Porto Alegre e foi encerrado em um almoço comemorativo aos 90 anos da Farsul, em Esteio.

Fotos:  Alessandra Farina Bergmann

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »