Alerta sanitário

19 jan • NotasNenhum comentário em Alerta sanitário

Imagem de um mosquito aedes aegypti, cuja infestação causou alerta sanitário em Porto Alegre
Porto Alegre está em alerta sanitário por causa do aedes aegypti, cuja população aumentou exponencialmente na Capital. Hoje há cinco casos de dengue. Dois casos suspeitos de chikungunya aguardam resultados de exames – que são demorados.
 
A dengue pode matar. Chikungunya, incapacitar, fazendo com que o paciente precise de anos de fisioterapia. Zika pode gerar microcéfalos. Todos são transmitidos pelo aedes. 
 
O curioso é que os ovos do aedes duram até 500 dias mesmo em recipiente seco. Somente são eliminados com escovação.
Dicas: Limpe diariamente – com escova – os pratos de água de plantas e animais. Retire lixo do pátio. Use repelente a cada duas horas, principalmente no início da manhã e no final da tarde – horários em que os mosquitos mais picam as pessoas.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »