Agora sim

2 ago • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Agora sim

A imagem de um homem curvado e apoiado em uma bengala para sinalizar vagas ou preferência para idosos é de uma insensibilidade atroz, ainda mais hoje, em que se vive cada vez mais e se praticam atividades físicas. Terminou aquele conceito de “coitado do velhinho”. Sem falar que é homem – não existe, idosas por acaso? Em boa hora, o Lindoia Shopping de Porto Alegre substituiu as placas pictóricas desastradas por esta. De parabéns o gerente-geral Fábio Irigoite.

Procurando vices

Por incrível que pareça, a procura por candidatos a vice-presidente chamou mais atenção que a pré-campanha dos pré-candidatos – campanha mesmo só depois do dia 5. Pré-candidato é outra hipocrisia linguística. Se ele não pode ser chamado de candidato, a gente escreve “presidenciável” e estamos conversados.

Pessoas jurídicas

Na realidade, o candidato escolhido para ser vice de um presidenciável é uma pessoa jurídica, não é pessoa física. Vice é um partido ou uma coligação deles, e como tal é escolhido. Não interessa o nome, a pessoa, interessa o que ela representa como moeda de troca.

Tá na mesa

O evento da Federasul de ontem saiu da rotina de palestras de empresários ou executivos e reuniu três ases, os médicos Fernando Lucchese (cardiologista), a coach Carla Lubisco e o oncologista Gilberto Schwartsmann. O tema era estilo de vida/saúde/envelhecer bem. Lucchese  citou o fato de que temos 35 trilhões de cédulas e elas não podem ser substituídas. Então, adeus vida eterna.

Sal, açúcar estresse…

Gilberto fez o que sabe fazer muito bem, contou histórias sobre pacientes e suas doenças. Foi interrompido por palmas várias vezes. Carla Lubisco desenvolveu o tema da palestra focado entre a procura de vida saudável e simples versus vida moderna. Precisa de determinação para mudar hábitos, falou ela. No popular, a velha e boa força de vontade. Os vilões, apontou Lucchese, são o sal, o açúcar, o estresse, entre outros.

Longevidade e medicina

Um dado curioso pinçado pelo cardiologista foi que os fatores que contribuem para a longevidade a medicina, os médicos, respondem por apenas 10% do sucesso, ao passo que 17% chegaram lá por fatores genéticos e 20% é o fator meio ambiente.

A saída, onde fica?

Na coletiva que deram antes do almoço, perguntei a eles como podemos sair do automatismo, pois nem vidros do carro abrimos mais manualmente e nem um mísero andar subimos sem apelar para o elevador ou escada rolante. Pois é, responderam, o exercício físico é solução até nos detalhes.

Furacão na Nicarágua

O assassinato da brasileira Raynéia Lima, 31 anos, em Manágua desencadeou uma série de manifestações inclusive religiosas. A Conferência Episcopal da Nicarágua convocou um jejum coletivo para condenar a violência. Os bispos dizem que será desagravo pelas “profanações” dos últimos meses.

Por falar em profanação…

…é de desanimar o mais do mesmo que acontece em países latinos, africanos e alguns asiáticos. Sempre surge um salvador da pátria que tira o tirano de plantão e acaba se tornando outro. São os países de um só dono, até que surja outro tirano alfa que o substitua.

 Recesso ou retrocesso?

IMG-20180801-WA0001 (2)

 O Congresso Nacional, em pleno recesso, com os deputados e senadores percorrendo os Estados em busca de votos para a eleição que se aproxima está praticamente vazio. Ontem, na Câmara dos Deputados, não havia quase nenhum funcionário e quase nenhum deputado, com jornalistas ligando e percorrendo os gabinetes em busca de informações. Deram sorte. O deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS) estava em seu gabinete, reunido com sua equipe para fazer um balanço das Jornadas Brasileiras da Legislação Trabalhista no RS. Dia 17 será a vez de São Paulo receber as Jornadas.

Trio maravilha

Para não cometer injustiça, além de Nogueira, estavam nos gabinetes outros dois parlamentares, João Rodrigues, do PSD, de Santa Catarina; e Júlia Marinho, PSC, do Pará.

Expoagas

Principal ponto de encontro, qualificação e negócios entre varejistas e fornecedores do Cone Sul, a 37ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2018 reunirá cerca de 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, entre os dias 21 e 23 de agosto. A indústria deverá lançar mais de 800 produtos.

 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »