Adeus às ilusões

13 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em Adeus às ilusões

 Um casal carioca de engenheiros-agrônomos, que adorava os usos e costumes gaúchos, mas que nunca tinha viajado para o RS. Amigos do meu falecido cunhado Antônio José, pediram a ele se podiam passar um par de dias, que fosse, na propriedade na Fronteira Oeste, especialmente para saborear o famoso churrasco gaúcho. Eles tinham uma imagem romantizada do nosso jeito de assar, sonhavam com fogo de chão, roda de carreta, essas coisas. Então venham. Eles vieram.

 Chegaram de manhã cedo e ficaram maravilhados com a paisagem. Claro que o churrasco estava pronto, então todos foram comer. Ficaram extasiados com o sabor, e depois pediram para ver como era feito o assado. Foram ao galpão, onde o capataz acabara de jogar um pedaço de carne na trempe com brasas tiradas da lareira.

 A cara que fizeram foi algo. Desmanchou a ilusão romântica que tinham, fogo de chão, espetos enfiados no chão, peonada pilchada, faca e trezoitão na cintura, olhares duros, mas sábios como se Martin Fierro fossem. Saíram de lá desapontados, dizendo que churrasco gaúcho como esse eles poderiam ter feito no apartamento no Rio e sem gastar os tubos em avião e aluguel de carro.

 Quem mandou acreditar em Papai Noel.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »