A volta

30 jun • A Vida como ela foiNenhum comentário em A volta

 No tempo em que a bebida da moda era Cuba Libre e o chope era tão barato, que por pobre que você fosse, sempre podia pagar por dois ou três diariamente, havia uma república de uruguaianenses na altura no Centro de Porto Alegre. República, para quem não sabe, consistia em um grupo de amigos ou conterrâneos alugar uma casa ou apartamento. As despesas eram rateadas, as tarefas caseiras também.

 Pois nesse grupo estava o B., um baixinho afável e tremendamente ingênuo, não contaminado pelos falsos valores da cidade grande e dos seus cruéis nativos. Como costuma acontecer com interioranos não-aculturados, ele vivia sobressaltado, crédulo que era. Tudo doía, tudo machucava mais que cerca de arame farpado que cerca os campos da imensidão da Fronteira Oeste, um azarado perdido numa noite suja.

 Um dia, os amigos resolveram pregar-lhe uma peça. Gravaram em um gravador desses grandalhões, que era o menor que existia na época, uma fala com jeito de ser uma notícia de última hora da edição noturna do Correspondente Ipiranga da Rádio Guaíba. Certa noite, quando B. estava entretido lendo sua coleção de Pato Donald sentado no único sofá do apartamento, colocaram o gravador atrás do grande aparelho de rádio, e, sem que ele visse, acionaram a gravação.

 – E atenção, muita atenção! Cientistas confirmaram que a Lua vai mesmo se chocar com nosso planeta em poucas semanas!

 B. nem levantou a cabeça, não entrou em pânico, não gritou que horror! e nem bradou aos céus e muito menos chorou. Terminou calmamente de folhear a revistinha, fixou o olhar perdido em algum ponto distante que só ele via, e com toda calma e displicência, disparou uma única frase, desvestida de qualquer emoção.

 – Vou voltar para Uruguaiana…

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »