A verdade de cada um

1 ago • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em A verdade de cada um

A discussão do momento é se o candidato Jair Bolsonaro foi vencido ou foi o vencedor do debate do programa Roda Viva, da TV Cultura. Para os apoiadores dele, foi a esquerda festiva quem tentou desqualificá-lo; para os adversários, foi exatamente o oposto.

Sem perguntas

Acima de tudo, resta uma constatação: no Brasil de hoje ninguém mais faz perguntas, ou quando as faz, dá as suas respostas nelas embutidas. Um grita mata, e outro, esfola.

Homenagem

Dois policiais militares, que recentemente agiram com bravura ao enfrentar criminosos em Porto Alegre, foram homenageados pelo Instituto Cultural Floresta (ICF). Os momentos de maior emoção foram o reencontro de PM com o casal que ele salvou uma semana antes no bairro Mont’Serrat; e a entrega de uma placa à esposa de outro soldado, Jean Cássio de Vargas, 28 anos, que – em junho – foi baleado na coluna ao frustrar assalto a ônibus no bairro Menino Deus. Com a homenagem aos dois, o presidente do Conselho do ICF, Claudio Goldsztein, e o presidente do ICF, Leonardo Fração, ressaltam um dos focos de atuação da entidade, a valorização dos policiais, essencial para fortalecer a segurança pública.

Quem é quem

Para quem não o conhece, o Instituto Cultural Floresta é uma entidade apartidária e sem fins lucrativos, criado por um grupo de empresários em Porto Alegre, com o propósito de participar da busca de soluções contra a violência e, sobretudo, ajudar a tornar o Rio Grande do Sul um lugar seguro para viver e prosperar. Já doaram centenas de armas e viaturas para as Polícias gaúchas.

O Jojo

Recebo um e-mail com o seguinte texto: “Jojo Toddynho exalta Anitta em entrevista com Fernanda Lacerda e revela seu desejo sexual não realizado. Mendigata vai à festa de lançamento do clipe da música “Arrasou Viado”. Teve milhões de views na internet. A festa foi na boate The Week em São Paulo, e é uma homenagem ao orgulho LGBTQ.”

 “Q”? Me digam o que significa esse “Q” no universo gay?

A imprecisão grassa

Quando nem os jornais utilizam linguagem precisa nas suas matérias, a língua portuguesa sofre. Ainda ontem o site da ZH publicou matéria sobre salários de presidente, senadores e deputados. Errado. Chama-se a esses ganhos de “subsídios”. Salário é para a iniciativa privada; funcionário público percebe vencimentos; e militares recebem soldo.

Riqueza lavada

Também em ZH está saindo uma (boa) série de matérias sobre como o tráfico entra na formalidade explorando negócios lícitos, como postos, lanchonetes, transportadoras, imóveis etc. Ou seja, negócios que entram no cálculo do PIB. Digamos que essa é a parte submersa do Produto Interno Bruto brasileiro. A Itália já inclui o valor das fraudes neste indicador.

Escolha angustiante

Desde 2013, o piloto Michael Schumacher “vive” em estado vegetativo ligado às mais modernas máquinas que o dinheiro pode comprar, depois de acidente com esqui. Jean Todt, amigo pessoal e ex-chefe da Ferrari, diz que é hora de deixá-lo “viver em paz”, sugerindo isso mesmo que você está pensando. É uma das decisões mais difíceis que uma família tem que tomar.

O nome do PT

O PT prepara em silêncio o nome que disputará a Presidência da República. Segundo honoráveis petistas, pode não ser o ex-prefeito de São Paulo nem o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, seria o ex-chanceler Celso Amorim, 76 anos. Fidelíssimo a Lula, a quem chamava de “Nosso Guia”, Amorim fez uma gestão de política externa muito controvertida.

Nosso guia

Os defensores de Amorim dizem que ele tem reputação internacional, mas há controvérsias. Em todo o caso, se há algum cargo que o grosso do eleitorado desconhece é o Ministério das Relações Exteriores.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »