A torta da polegada

14 maio • A Vida como ela foiNenhum comentário em A torta da polegada

mantha rochaTodos gostam da torta Marta Rocha, mas poucos sabem porque ela leva esse nome e quem foi essa mulher. No auge da popularidade dos concursos de misses, anos 1950 e 1960, cada cidade escolhia a sua, que concorria com as das outras cidades para ser a candidata que representaria o Estado. Depois, a representante do país, que disputaria a coroa e o cetro de Miss Universo. Dez em cada dez brasileiros acompanhavam as diversas etapas.

Em 1954, a baiana de olhos verdes Marta Rocha foi Miss Brasil. No concurso final, ela ficou em segundo lugar, os jurados alegaram que ela tinha uma ou duas polegadas a mais nos quadris. Houve uma frustração nacional, como perder a Copa do Mundo no tapetão. Aquele júri se amarrava em uma tábua de passar roupa.

Tempos depois, alguma doceira criou a torta Marta Rocha. Para justificar o nome, ela tinha várias camadas, e as laterais tiveram um acréscimo de chantilly além do normal neste tipo de bolo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »