A tia sábia

27 abr • Caso do Dia, Notas3 comentários em A tia sábia

Não me importa que a mula manque, o que eu quero é rosetar. A frase é de uma antiga música carnavalesca. Então estamos aí, já dizia o cartunista Sampaulo. M’o parece, como dizia o professor Rosinha ao falar da beleza da língua falada e escrita, m’o parece é que o Capitão vai para as calendas gregas mesmo. Eu gostaria de ter uma tia sábia como tudo mundo tem, mas eu não. Porque se vivesse ela diria que não existem mais mocinhos. O último morreu no Irajá.

Imagem: Freepik

DESDE CRIANCINHA…

…sabemos que impeachment é um julgamento político, independe de provas técnicas perfeitas. Quem estiver na alça da mira do aquário – o Congresso Nacional – e do pavonário – o Supremo – escorre pela boca de lobo. Ó vós que entrais, perdei toda esperança, não é mesmo signore Dante? No primeiro, nadam peixinhos insignificantes, peixes-balāo, enguias ensaboadas, tubarões e até mocreias. No segundo, vivem aves que gostam de abrir a cauda em leque assim que veem câmeras de televisão. Alguns até dormem de cauda aberta. Evidentemente, existem peixes nobres e aves discretas.

600x90 (1)

O FUNGO SOCIAL

Nas florestas tropicais, existe um fungo que libera até 30 mil funguinhos em pouco espaço de tempo. Os esporos então caçam um hospedeiro, e a gurizada medonha gosta muito de formigas. Se apenas um desses funguinhos cai no cangote da formiga ela está condenada. O esporo come a formiga viva por dentro e se multiplica. Pior que ela vira zumbi, como um tanque dirigido por um monstrinho. Depois, ela sai do corpitcho do inseto com bracinhos, como se cria de alien fosse, e procura outro churrasco para espalhar mais funguinhos. Conseguem destruir formigueiros inteiros, os danadinhos.

OS ALIENS ESTĀO ENTRE NÓS

Uma metáfora perfeita para o mundo o brasileiro. Começa com um esporo invadindo um corpo e depois toma conta de corações e mentes. Não está na Bíblia a ordem crescei  e multiplicai-vos? Tem alguém lá em  ima que é chegado em uma videocassetada cósmica. A formiga humana, coitada, tem o cérebro transformado em geleia de moranga e vira zumbi. Algumas conseguem até levar uma vida normal, domesticados que são.

A FALTA QUE ELA FAZ

Se  minha tia sábia existisse, diria que por isso o Brasil já teve 11 Constituições e nenhuma que prestasse. A de 1988, então, foi construída por cérebros geleia de morango. Inveja dos ingleses que não têm constituição escrita, e sim normas criadas pela jurisprudência acumulada por milênios.

POIS É, COMADRE

O povão deve ter adorado a explicação do Sérgio Moro, o rebote do Capitão e a tréplica do ex-ministro da Justiça. Igual à novela. Só faltou alguém escondido atrás da porta ouvindo conversas. Aliás, novela brasileira é única em que conversa ao telefone é  comprimida. O sujeito atende, ouve uma longa explicação e, segundos depois, desliga. Isso sim que é comprimir dados.

E O FUTURO?

Será como foi o passado. Uma esculhambação travestida de seriedade.

PENSAMENTO DO DIAS

Seria ótimo se o coronavírus usasse tornozeleira eletrônica. Pelo menos saberíamos onde ele está.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

3 Responses to A tia sábia

  1. Vinicius Albrecht disse:

    Quanto ao impeachment, leve em consideração que neste caso o Bolsonaro tem a seu favor, e contra o congresso e o STF, a população. E não é a massa de manobra que o PT tinha, MST e afins, mas a população mesmo, a classe média, que não terá medo algum de sair às ruas apoiar o presidente e exigir a manutenção do mandato conferido nas urnas. Não duvide disso. Eu sou um deles. E somos muitos.

  2. Sérgio Alves de Oliveira disse:

    Tens razão,Professor Albrecht. De todas,a Constituição “cidadã”,do Sarney,Plano Cruzado,etc, de 88 foi a pior. à sua “luz” quallllllaq coisa pode ser feita

  3. Sérgio Alves de Oliveira disse:

    Deu pane.Como eu ia dizendo,a constituição de 88,do Tancredo,Sarney,Plano Cruzado,etc, foi a pior de todas. Pior que as de 1824,1891,1934(47),1946 e 1967. À sua “sombra”,tudo pode ser feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »