A surdez de Moisés

29 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em A surdez de Moisés

Algumas passagens bíblicas foram divulgadas como sendo imune à interpretações, mas, com o correr dos séculos, a Santa Madre foi abrandando a rigidez. Vale lembrar que o Antigo Testamento é a Torá, a bíblia dos judeus. Entretanto, Adão e Eva expulsos do paraíso por causa da maçã e da serpente, tenham dó.

Mas o “fiat lux” da criação faz sentido, afinal, até hoje a melhor explicação que temos para o início (continuação?) de tudo é o Big Bang. Além disso, a Bíblia católica omite o fato de Eva ser a segunda mulher de Adão. A primeira chamava-se Lilith e deixou do pai de todos nós porque era altiva e independente. Uma feminista, por assim dizer.

Há fatos ocultos nas passagens mais solenes da Bíblia cristã, na minha opinião. Um exemplo é a narração da entrega das Tábuas da Lei a Moisés, os 10 Mandamentos. Lê-se que Deus imprimiu a fogo cada um deles com voz trovejante. Parece que, no caminho, a primeira edição quebrou, segundo o livro sagrado, mas o seguro cobriu o prejuízo, também na minha opinião. Vai brigar com Deus, vai.

Estudioso que sou do comportamento humano, tenho certeza de que a voz trovejante D’Ele certamente era pior que o caminhão de som dos sindicatos dos professores ou dos municipários de Porto Alegre. Por isso, é provável que antes de receber o quarto mandamento, Adão tenha reclamado.

– Senhor, não precisa gritar desse jeito, não sou surdo!

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »