A síndrome do tambor (final)

28 nov • A Vida como ela foiNenhum comentário em A síndrome do tambor (final)

Se você não acessou, leia o início aqui.

Hoje, a maior parte da esquerda desconhece quem foi Engels, nunca leu nem Lenin nem… nem os filósofos que os precederam. Este segmento é a famosa esquerda festiva. São como um tambor. Bate nele sai um barulhão. Fura, não tem nada por dentro. Por isso mesmo, facilmente conversíveis ao credo vermelho.

Ainda me espanto com a falta de base teórica dos petistas e de outros partidos de esquerda. No antigo Partidão, o PCB, essa falha não existia. Os velhos comunistas dos anos 1960-70 conheciam tudo sobre a Santíssima Trindade marxista, Marx, Engels e Lenin. E liam até o Das Kapital, embora eu duvide que pelo menos 20% tenham lido e entendido o recado do barbudinho alemão que bagunçou o mundo.

O resto é a mesma banda que era justamente conhecida como esquerda festiva, especialmente a pequena-burguesia, definição que a esquerda atual abandonou. Mas ela é precisa. É aquela que quer ser a grande e como não pode, frustra-se e eventualmente abraça uma causa de que pretende destruir o status quo.

Enfim, essa massa toda, a multidão que vê a revolução como o paraíso terrestre, só se modificará quanto criar barriguinha. Em miúdos, quando forem adultos, independentes, ganharem um bom dinheirinho comendo e bebendo do bom e do melhor. Podem até não querer o Mercado, mas dependem dele. Eventualmente, votarão nos partidos de esquerda como uma espécie de penitência e justificativa do abandono do credo original.

Mas foram bons tempos aqueles. Como eu era trotsquista da Quarta Internacional chefiada por um argentino chamado J. Posadas, lutei muito pela revolução em mesa de bar.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »