A requisição do Carrazoni  

11 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em A requisição do Carrazoni  

O leitor e jornalista Plínio Nunes comentou a nota sobre chefes e empregados que praguejam lembrando que conheceu muitos deles, que tornavam as redações a sucursal do inferno para se trabalhar. Mas também conheci chefes gentis que, mesmo assim, eram implacáveis nas cobranças. Uma coisa é certa: democracia não funciona na redação, pelo menos como forma de dar mole aos repórteres. Em contraposição, liderança não se impõe, se conquista blá blá blá.

O Adão Carrazzoni, que hoje está na Eterna Redação, era um sujeito calmo e tranquilo, mas nem por isso dava mole, na velha Zero Hora do início dos anos 1970. Uma testa franzida do velho Carraza intimidava os novatos e constrangia os veteranos, principalmente quando o repórter não reportava e se metia a fazer tese, como é comum hoje. Eles socam a pauta numa forma e, quando os fatos não cabem nesta forma, os fatos é que estão errados.

O velho e bom Carrazzoni. Passou por muitas redações em todo o país e foi o único cara que conheci que desestabilizou a colunista Gilda Marinho. Um dia, cortaram a coluna dela pelo pé, como se diz no jargão da redação, porque ela escreveu demais. Furiosa com o sacrilégio, plantou-se na frente do Adão e o encheu de desaforos, e aos berros. E ele só olhando com aquela cara indecifrável. Quando ela tomou ar, ele falou uma única palavra que o bom gosto não me permite transcrever. Quase deu uma síncope na senhora em questão.

A forma com que os repórteres pediam a ele a requisição para um carro que os levaria à pauta virou padrão de comunicação que nem o twitter hoje é capaz.

– Carraza, dá a requisa da conduça?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »