A outra Rua da Praia

28 jan • Direto do Túnel do Tempo, Notas1 comentário em A outra Rua da Praia

1611787116254_20210119_122752

Garanto que muitos porto-alegrenses não conhecem este trecho da Rua da Praia que fica entre a rua Caldas Júnior e a Casa de Cultura Mário Quintana, antigo Hotel Majestic. Nos meus tempos de repórter policial do jornal ZH, quando o dono era o grande jornalista carioca Ary de Carvalho, a região tinha má fama, com bares onde gente elegante nem queria conhecer.

https://meubanricompras.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=banricompras_duv&utm_content=centro_600x90px

Rua paralela, a Sete de Setembro igualmente era barra pesada, com prostituição a céu aberto. Hoje, é reduto de restaurantes como se observa na foto, com muito verde e tranquilidade.

BOCA ENTAIPADA

Era assim que, nos anos 1960, chamávamos este trecho, repleto de bares e motéis de última, com um que outro prédio residencial de boa qualidade. O perigo começava depois das 20h/21h. Como meu negócio era lidar com gente de boca entaipada, ficava bem à vontade. Eu e jornalistas da antiga Caldas Júnior.

Meu mocó – outra giria da época – era o Bar Leão, onde o poeta maldito Moacyr Ribeiro poetava.

Hoje, amanheci com uma vontade louca de brigar com Deus.

Foram madrugadas regadas a cervejadas, suor, risos e lágrimas derramadas por amores perdidos ou nunca achados, grandes amores, grandes exatamente porque impossíveis. A carne cansa rápido da carne alheia. As madrugadas davam lugar às manhãs cruéis, até o novo ciclo na madrugada seguinte. Sempre de prontidão.

Éramos jovens então.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to A outra Rua da Praia

  1. Claudio Souza disse:

    Bem pouco tempo atrás, antes da pandemia, com alguns amigos nos reuniamos perto do meio dia para bebericar, dar risadas e jogar conversa fora. Grupo de que fazia parte um amigo nosso, mas que partiu rumo ao andar de cima, o adv A.C. Estrella, de quem sei tinhas tambem grande estima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »