A ordem muda tudo

11 jan • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em A ordem muda tudo

A ordem dos tratores não altera o viaduto, brincávamos nós no colégio parafraseando o princípio matemático “a ordem dos fatores não altera o produto”. Pode ser nesta ciência, mas funciona exatamente ao contrário no dia a dia. Por exemplo, observem este título do site BrasilTuris:

A IATA relata crescimento sólido mas lento na aviação global. A informação da Associação Internacional de Transporte Aéreo parece ser o caso, mas não é. É só alterar a ordem para causar um outro impacto dente do clássico conceito do copo meio cheio ou meio vazio. Na chamada, a impressão é negativa porque a parte ruim vem no final. Mudando a ordem, muda de negativo para positivo.

IATA relata crescimento lento mas sólido na aviação global.

Muda tudo, né? Há um outro exemplo clássico

O João é um ótimo executivo, pena que bebe.

O cidadão em tela não seria contratado por sua empresa.

Mas se alterarmos para:

O João bebe, mas é um ótimo executivo.

Você empregaria o João, certo?

 

Lei da Mercedes

Também conhecida como Princípio da Metamorfose. Se uma mulher de meia idade e nada bonita estiver dirigindo uma Mercedes SL AMG top de linha, ela automaticamente aparentará ter metade da idade e se transformará em uma beleza de mulher.

Parágrafo único

Da mesma forma, se uma mulher pobre e feia enricar de repente ela passa a ser definida como tendo uma “beleza exótica”.

Cena no Cartório

Nome do rebento:

– Ministro

Como assim, ministro?

– Como o senhor bem ouviu, Ministro; Ministro da Silva.

O escrivão tentou processar a informação. Antes que voltasse a falar, o pai do Ministro falou.

– Se tem pai que bota Maiquel, Maiqueljekinson, Uelintão, Uasintão eu posso botar o nome de Ministro para meu rebento. Satisfeito?

– O senhor é quem manda – respondeu o funcionário do Cartório de Registo de Pessoas Físicas.

(Li algo parecido nos anos 1970, não lembro se do Fernando Sabino ou Rubem Braga. Então o pai do Ministro não sou eu, mas sou pai do Ministro na parte final).

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »