A noite da fumaça

24 mai • A Vida como ela foiNenhum comentário em A noite da fumaça

  A morte do jornalista e advogado Flávio Solon Schubert, 75, me fez lembrar os anos 1980, quando trabalhamos juntos na Zero Hora. Ele era editor da Nacional, se não me engano, e eu fazia o Informe Especial. O alemão era a calma em pessoa e eu nem tanto, pelo contrário. Dávamo-nos muito bem. O bom dele era que tinha risada fácil e grande senso de humor, no sentido britânico da palavra. Ou seja, com doses de ironia.

  Na avenida Erico Verissimo, a meia quadra do prédio da RBS, existia o bar doce bar dos jornalistas, o Porta Larga. O Schubert não ia muito no pedaço que eu lembre. Já escrevi em prosa e verso neste blog sobre esse sagrado recanto, que deveria ter sido tombado. Uma das tantas histórias foi a visita de uma socialite ao bar, convidada que fora por alguém cujo nome escapa. Era uma sexta-feira de noite, frio como o de agora. No canto do Porta quedava uma churrasqueira; um grupo assava um belo churrasco. Como o espaço ficava ao ar livre, o Chiquinho botou um toldo de plástico com laterais e frente. Tudo fechado. Então o espaço foi tomado por uma fumaceira dos diabos porque o carvão estava úmido. Pior é que a visita estava com um vistoso e longo casaco de pele, legítima. Aprisionada pela fumaceira, mal tocou no assado.

  Naquela noite a socialite viu como os jornalistas da ZH bebiam, comiam e se defumavam. Ela foi defumada passivamente, embora sob protestos. Nunca mais quis saber como jornalista assa churrasco.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »