A nau dos insensatos

19 maio • Caso do DiaNenhum comentário em A nau dos insensatos

 Sintetizar a história do Brasil moderno é, ao mesmo tempo, difícil e muito fácil. Difícil ou pelo menos complicado é isolar os motivos pelos quais chegamos onde chegamos. Fácil é a constatação de que nunca aprendemos com nossos erros e nunca aprenderemos. Ah, mas a Lava Jato vai fazer uma faxina e sairemos dessa mais fortes do que entramos. Conversa. Não adianta enxugar gelo.

 É verdade que uma parte da nossa sociedade se esforça para fazer as coisas bem-feitas e ensinar e até financiar quem não tem condições, mas são gotas no oceano. Os mecanismos de corrupção vão se aprimorar cada vez mais, porque a criatividade é um insumo muito usado pelos gênios do mal.

 Certa vez, perguntaram ao economista (de esquerda) Paul Singer porque alguns países dão certo e outros não, qual a propulsão que eles usam. Singer disse que são dois os fatores principais que fazem países avançar: criatividade e o “pegar junto”. Se vocês acharem que a Lei de Gerson é criativa respondo que não é, é apenas mais uma forma de enganar o próximo mesmo quando ele está próximo, sem querer fazer graça.

 Quanto ao “pegar junto”, só em final de Copa do Mundo e apenas por  90 minutos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »