A mensagem do meio

18 fev • NotasNenhum comentário em A mensagem do meio

Um dos maiores gênios da comunicação foi  Marshall Mcluhan, criador do conceito da aldeia global em que o meio é a mensagem. Esta expressão nunca foi bem entendida por muitos, então vamos a um exemplo prático. O excelente colunista da Zero Hora, Paulo Egídio, interino da colunista política Rosane de Oliveira, publicou ontem grande matéria sobre os problemas do PTB.

https://www.banrisul.com.br/pix/link/pix.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=pix_poscadastro&utm_content=centro_600x90px

Em resumo, o partido tem uma dívida eleitoral de R$ 4 milhões desde a campanha de 2014, e se ela não for paga pela direção nacional, grandes nomes da sigla podem ir para outros partidos. Fui a uma cafeteria e encontrei uma íntegra de histórico do PTB. Leste, eu perguntei. Ouvi falar, respondeu. E pegou a ZH no balcão. Reação dele: Opa, mas deram meia página!

Perceberam como o meio é a mensagem? Se fosse uma nota pequena ela seria relativizada. Como foi meia página, adquiriu outra dimensão.

Pepino terceirizado

Essa matéria foi boa para o PTB gaúcho. Eles  certamente enviaram pdf ou link para a cúpula, se é que ela não leu, sobre a gravidade da situação. E ela dará um jeito de pagar. Isso chama-se fazer limonada do limão.

Tragédia

Que adianta saber escrever se cada vez se lê menos?

Meu Brasil brasileiro

Estamos como o título em português do excelente filme do diretor Sam Peckinpah, Meu Ódio Será Tua Herança (Wild Bunch).

Cultura do falatório

Entre outros comportamentos exacerbados pela pandemia está o crescimento vertiginoso do fator cultural que chamamos de fofoca. É o fakenews construído pelo e para o povo ao vivo ou pelas redes sociais. É inextinguível.

Soluções

A nova campanha da Vero – rede de pagamentos do Banrisul – aposta na empatia com o empreendedor que se vira para fazer acontecer mesmo em cenários de adversidades. Com o conceito Vero. A Solução Completa para o Seu Negócio, o projeto é estrelado pela atriz Maria Clara Gueiros e pela jornalista Cris Silva. A campanha apresenta as soluções da Vero para facilitar as vendas dos comerciantes e microempreendedores individuais, que vão desde as tradicionais maquininhas de cartão até a utilização de QR Code, link de pagamentos e transações pelo número do celular.

Vero nova campanha publicitária (1)

A campanha criada pela Matriz e produzida pela Cubo, destaca o dia a dia de estabelecimentos comerciais que precisam solucionar os pedidos de consumidores cada vez mais exigentes.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »