A mensagem do meio
Um dos maiores gênios da comunicação foi Marshall Mcluhan, criador do conceito da aldeia global em que o meio é a mensagem. Esta expressão nunca foi bem entendida por muitos, então vamos a um exemplo prático. O excelente colunista da Zero Hora, Paulo Egídio, interino da colunista política Rosane de Oliveira, publicou ontem grande matéria sobre os problemas do PTB.
Em resumo, o partido tem uma dívida eleitoral de R$ 4 milhões desde a campanha de 2014, e se ela não for paga pela direção nacional, grandes nomes da sigla podem ir para outros partidos. Fui a uma cafeteria e encontrei uma íntegra de histórico do PTB. Leste, eu perguntei. Ouvi falar, respondeu. E pegou a ZH no balcão. Reação dele: Opa, mas deram meia página!
Perceberam como o meio é a mensagem? Se fosse uma nota pequena ela seria relativizada. Como foi meia página, adquiriu outra dimensão.
Pepino terceirizado
Essa matéria foi boa para o PTB gaúcho. Eles certamente enviaram pdf ou link para a cúpula, se é que ela não leu, sobre a gravidade da situação. E ela dará um jeito de pagar. Isso chama-se fazer limonada do limão.
Tragédia
Que adianta saber escrever se cada vez se lê menos?
Meu Brasil brasileiro
Estamos como o título em português do excelente filme do diretor Sam Peckinpah, Meu Ódio Será Tua Herança (Wild Bunch).
Cultura do falatório
Entre outros comportamentos exacerbados pela pandemia está o crescimento vertiginoso do fator cultural que chamamos de fofoca. É o fakenews construído pelo e para o povo ao vivo ou pelas redes sociais. É inextinguível.
Soluções
A nova campanha da Vero – rede de pagamentos do Banrisul – aposta na empatia com o empreendedor que se vira para fazer acontecer mesmo em cenários de adversidades. Com o conceito Vero. A Solução Completa para o Seu Negócio, o projeto é estrelado pela atriz Maria Clara Gueiros e pela jornalista Cris Silva. A campanha apresenta as soluções da Vero para facilitar as vendas dos comerciantes e microempreendedores individuais, que vão desde as tradicionais maquininhas de cartão até a utilização de QR Code, link de pagamentos e transações pelo número do celular.
A campanha criada pela Matriz e produzida pela Cubo, destaca o dia a dia de estabelecimentos comerciais que precisam solucionar os pedidos de consumidores cada vez mais exigentes.
« Unicred RS atinge maior resultado de sua história em 2020 Pensamento do Dias »