A longa jornada até o entendimento

28 fev • Caso do DiaNenhum comentário em A longa jornada até o entendimento

O entendimento de economia demanda uma longa jornada

 Quando a economia vai bem demais, os bancos centrais aumentam os juros porque a demanda aquecida desperta a inflação porque o emprego sobe e, com ele, a demanda por produtos e serviços. Com juros mais altos, a economia desacelera. Caso do Federal Reserve, dos EUA. Um espirro do FED dá gripe em todo mundo. Manda quem pode, obedece quem precisa – percisa, segundo seu Pacheco lá do Alegrete. Mas como explicar isso para o povaréu?

 O povo não entende essa lógica. Não consegue digerir esta informação – se é que a tem…- de que quando a economia vai bem o perigo é a volta da inflação. Vale para muitos jornalistas da nossa grande imprensa. Li outro dia um texto na ZH que falava na intenção do banco Central americano (FED) de subir os juros “apesar do aumento do emprego”.

 Bom, assim fica difícil. Por isso que insisti que o beabá da economia monetária deveria ser pré-requisito para jornalista que entra. Quando caem os índices inflacionários, a primeira coisa que se diz “mas meus gastos no supermercado aumentaram”.

 No fundo, é um problema bem brasileiro, incluindo o nosso, saber fazer abstrações. Não é à toa que somos ruins em matemática desde cedo. Faça um teste simples, pergunte a alguém quanto é 2% mais 2%.

 Claro que não é 4.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »