A guerra do amendoim  

22 jun • A Vida como ela foiNenhum comentário em A guerra do amendoim  

Fernando Albrecht conta o causo envolvendo amendoim e cerveja

 Depois de anos – décadas? – sem grandes rodízios no comando, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) está com nova diretoria, com Luiz Adolfo de Souza na presidência. Trabalhamos juntos quando eu fazia o Informe Especial da ZH, nos anos 80 – ele diagramava a página 3. A ARI tem boas histórias, e uma delas envolveu o bar da entidade.

 Como a associação depende de mensalidades, a pindaíba era uma constante. Uma das poucas fontes de renda extra era a venda de cerveja nos famosos encontros de sábados de manhã. Oferta pouca, apenas cerveja, amendoim e pipoca como tira-gosto. Certo dia, o responsável pela operação fez as contas.

 – Temos que parar de oferecer amendoim e pipoca, custam caro, e a gente dá de brinde.

 Os conselheiros aprovaram a sugestão, afinal não era assim artigo de primeira necessidade para combinar com a cerveja. Só que não. Vários sábados depois, o encarregado do bar pediu mudanças nas regras.

 – Temos que oferecer amendoim e pipoca nos encontros de sábado. E grátis.

 Alguém alvitrou que a sugestão de tirar os tira-gostos fora dele mesmo. Então veio a explicação.

 – Sim, mas descobri que sem salgadinhos a turma bebe menos cerveja. E menos ceva dá renda menor.

 Triunfante foi a volta do amendoim e da pipoca.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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