A grande verdade

11 fev • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em A grande verdade

Nascemos e morremos clientes, desde que a maternidade até o cemitério. Quem assim o diz é Tomás Duarte co-fundador e CEO da Track, startup que monitora e gerencia indicadores de experiência de clientes em tempo real por meio de canais digitais. Eu só faria um adendo: mesmo depois do cemitério a conta da morte continua a chegar sob forma da anuidade da gaveta ou do túmulo.

ENTERRO PROVISÓRIO

Nem sempre ficam enterrados, se você – você não, você já é puro osso com restos de terno e sapato novo – caso sua família não tome os devidos providenciamentos junto ao cemitério, como dizia Odorico Paraguaçu. Uma coisa que sempre me intriga? Por que diabos defunto precisa de sapatos novos? Não era melhor os mais velhos, para tirar mais essa despesa da cacunda dos vivos?

PREGUIÇA NA CRIAÇÃO

TV brasileira faz novelas desde meados dos anos 1950 e ainda não consegue mudar o eterno escutar conversa comprometedora atrás da porta. E também consegue ouvir em segundos o que a pessoa do outro lado do telefone leva um minuto para dizer.

UMA CRISE ANUNCIADA

PT em crise, sem norte e sem quadros. É o assunto do momento, A Veja abriu mais o leque e bota toda a esquerda na bronca, o que parece correto. A Folha de São Paulo publicou entrevista com – ex-senador Aloísio Mercadante, Tarso Genro também andou falando sobre os desvios do PT ao longo dos últimos anos. Pelo que lembro, o único petista ilustre que criticava o governo Lula por ter feito concessões para a “direita” – com aspas, porque para a esquerda brasileiro tudo que não é esquerda, é direita. E radical. O centro foi extinto.

HERANÇA MALDITA

A esquerda não sabe fazer autocrítica porque ela não sabe o que é isso. Herança de 1917 e do império soviético. Mesma coisa com as viúvas de 17, que insistem que não tem nada a ver com o comunismo. Essa palavra é maldita e não foi à toa que Antonio Gramsci escreveu “nunca deixem eles chamar vocês de comunistas”. O italiano é guru do PT desde 1993.

EU SEI TUDO

O marxismo é a única filosofia que tem explicação para tudo, inclusive para unha encravada. Daí que não erra. E seus descendentes também não erram. Portanto, é a realidade que está errada. Ou os históricos fundam um novo partido ou vão para o fundo da baia com Lula & Cia.

A EXCEÇÃO

O único partido fiel ao seu programa e que desanca o PT quando pode e desanca duro, é o PSTU. Pode estar fora do jogo, mas é lúcido nas abordagens que faz dos governos petistas. E não é de hoje. Inclusive sentou o sarrafo do documentário Democracia em Vertigem em nota oficial da direção nacional da sigla.

DIVINO PINCEL

Quando te chamam de Senhor, uma maneira de chamar de tio, e moda responder que “o Senhor mora lá em cima”. Pelo que consta, só desceu uma vez e se arrependeu. Não só usaram e ainda usam seu santo nome em vão como ainda o crucificaram. Como um engenheiro que não gostou nada do seu projeto, nos deixou no pincel divino.

PENSAMENTO DO DIAS

O calor é tanto que até cavalo parado sua.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »