A fumaça desaparece

30 ago • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em A fumaça desaparece

E não é que o horizonte do Capitão começou a desanuviar com o fim dos incêndios? Tirando a parte que o odiaria mesmo se ele caminhasse sobre as águas, parcela ponderável da população começou a desconfiar dos santinhos europeus e seus interesses escusos em grande parte. Aquela mineradora norueguesa que poluiu o Pará, o presidente Macron e seus interesses em liderar a Europa montando o cavalo encilhado das queimadas não vingou.

EFEITOS COLATERAIS

O porém de sempre é o boicote de empresas estrangeiras a produtos brasileiros e até de abandonar este rico mercado. Eles voltarão, sem dúvida, mas desde que o governo Bolsonaro tome as rédeas da situação e encare a questão ambiental com iniciativas operacionais para valer. De preferência mudas, oralmente falando.

ERRO DE ESPECIALISTA

Agora vem a boa novidade do PIB, que cresceu 0,4% no trimestre quando a previsão dos especialistas era metade disso, 0,2%. Sigo firme na minha crença: o futuro mostrará que os especialistas estavam errados, na maioria das vezes. Resta o dólar alto, ou o real baixo, mas duvido que ele siga para cima reta como um círio pascal. Tem muito de especulação e a crise comercial. Aí seria bom que Donald Trump fosse menos Bolsonaro.

BRASIL RUIM DE BRIGA

O brasileiro é ruim de briga prolongada. Se a França boicota produtos brasileiros, quem sabe paramos de comprar vinhos franceses? Guerra, aqui, acaba em risada.

A GRANDE FEIRA

Tida como a maior feira agropecuária de negócios da América Latina, a Expointer gaúcha é um daqueles eventos em que quase todo mundo ganha dinheiro. Das centenas de vendedores de miçangas e espelhinhos a produtos industrializados no ramo do vestuário e afins. Vende-se muito chapéu de gaúcho, enfim. Mas a sinalização que leva a ela é digna de um país que faz tudo pela metade.

VOCAÇÃO ANTITURISMO

Na maior parte, somos ruins nisso. Olhe as rodovias, cujas saídas são mal sinalizadas e, quando há placas indicativas estão sempre na vertical. Rodovias europeias sinalizam vertical e horizontalmente pelo menos um Km antes. Aqui é em cima do laço. Pois foi o caso do metrô, o Trensurb.

A MOSCA DA SOPA

É um serviço muito bom, mas falta aquele detalhe que, no fim, é a mosca na sopa. Uma gravação divulga a sequências das estações quando sai de uma e de novo quando se aproxima da outra – menos quando é preciso descer para visitar a Expointer. Limita-se a dizer “Estação Esteio”, como se turista e forasteiros soubessem disso desde criancinha. Foi assim ontem, e na volta foi pior: nem mesmo diziam os nomes das próximas estações, nem o painel luminoso que indica com luzinhas a sequência estava funcionando.

O PAÍS DA METADE

Um colega pretendia descer no Aeroporto. Com os muros e construções ou viadutos impedindo a visão, o jeito foi perguntar para os nativos onde deveria descer para chegar ao terminal. É tudo assim neste Brasil amado, tudo pela metade.

HOJE É SEXTA-FEIRA

Como diz aquela canção falsamente sertaneja. E então me ponho a falar de comida. Para os ortodoxos, carne de cordeiro ou ovelha malpassada é um ultraje a rigor, sem falar nos riscos à saúde. Isso foi invenção de Chef francês. Ora onde já se viu um borrego quatro dentes quase cru?

INVENÇÕES

Não bastou eles inventarem porções microscópicas de comida, a escola “onde estás que não te vejo”, agora vem com essa. Ou é coisa de Chef pão-duro que não quer gastar gás. Só falta inventar frango malpassado. Aí eu viro vegano. É promessa de campanha!

O BRASIL QUE FUNCIONA

Nesta sexta-feira, dia 30, a Santa Casa promove a mesa redonda “A situação atual da cirurgia cardíaca pediátrica no Brasil: adianta diagnosticar se não temos como tratar?”, com a participação do Dr. João Gabbardo dos Reis, ex-secretário estadual da saúde do RS e atual Secretário Executivo do Ministério da Saúde, trazendo a visão do gestor; e do Dr. Fernando Lucchese, diretor do Hospital da Criança Santo Antônio e Hospital São Francisco da Santa Casa de Porto Alegre; com coordenação do Dr. Jorge Ossanai, diretor adjunto do Hospital da Criança Santo Antônio.

O evento integra o 3º Simpósio do Centro de Medicina Fetal da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e SOBRAMEF/SBUS, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto na Santa Casa.

  • Local: Anfiteatro Hugo Gerdau – Rua Prof. Annes Dias, 295
  • Data: 30 de agosto, quinta-feira
  • Horário: 16h30min

 CIRURGIA ROBÓTICA

Inovações tecnológicas como o uso de cirurgia robótica e da inteligência artificial nas avaliações radiológicas estão sendo abordados no Câncer de Mama – Gramado. Em sua 14ª edição, o encontro é considerado um dos eventos mais importantes da oncologia nacional, reunindo especialistas brasileiros e estrangeiros, entre cirurgiões, oncologistas clínicos, radiologistas e pesquisadores.

 Integram a comissão organizadora Dr. Carlos Barrios, Diretor do LACOG (Latin American Oncology Group), o mastologista Dr. Felipe Zerwes, do Grupo Oncoclínicas Porto Alegre, e Dr. Antônio Luiz Frasson, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.

JUSTIÇA CONSTITUCIONAL

Congresso Mundial-fotos BBC Fotografias (187)Inédito no Brasil, o Congresso Mundial de Justiça Constitucional, com realização da Faculdade do Ministério Público – FMP, encerra nesta sexta-feira, 30/08. O evento já passou pela Cidade do México (2013), Buenos Aires (2015) e Bolonha (2017). A próxima edição será em 2021 e o local ainda será definido em uma assembleia.

Foto: BBC Fotografias

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »