A felicidade mora no exterior

4 ago • Caso do DiaNenhum comentário em A felicidade mora no exterior

Várias malas escoradas em uma parede de rodoviária para ilustrar nota sobre brasileiros no exterior

Um estudo realizado pelo buscador de empregos Jobatus Brasil, nos meses de maio e junho de 2016, revelou que 46% dos profissionais cadastrados no site têm o interesse em deixar o país. Para comprovar esse fenômeno, Jobatus fez uma ampla pesquisa junto a órgãos governamentais brasileiros, organizações internacionais, ONGs e empresas especializadas em vistos e programas de estudo/trabalho no exterior.

Somente em 2016, a Receita Federal do Brasil recebeu 40% a mais de declarações de saída definitiva do país. Dentre os usuários Jobatus Brasil (aqueles com interesse em deixar o país), 61% afirmaram possuir nível superior, mestrado e/ou doutorado, 63% têm emprego estável e 65% recebem mais de três salários mínimos. Para 48% deles, o item qualidade de vida está como o principal motivo para deixar o país, seguido de Segurança (39%) e Emprego (36%).

Olha, eu vou dizer uma coisa. Se o deus dos apostadores de loterias olhasse para este seu humilde servo e lhe desse uma boa bolada acumulada, eu passaria pelo menos duas semanas por mês em casa, apartamento ou hotel em Lisboa ou cidadela do interior. Claro, a Alemanha, terra do meu pai, também é uma boa escolha, mas Portugal é logo ali de avião.

Só ficar metade do tempo sem olhar por sobre o ombro para prevenir assalto e não perder o sono preocupado com o que possa acontecer com a família já me deixaria muito, muito feliz.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »