A esgrima e a educação

16 jun • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em A esgrima e a educação

A segunda edição do “FutureGov Conference”, promovido pelo Centro de Inovação e Governança em Políticas Públicas da IMED, trouxe a Porto Alegre o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, na sexta-feira (14). O educador, que foi cotado para a pasta do MEC durante a montagem da equipe do presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2018, usa a esgrima como metáfora para definir o cenário atual:

“A Educação do Brasil é como um espadachim que precisa duelar com as duas mãos”, prossegue Mozart. Com uma, luta contra tudo que passamos no século XX e, com a outra, briga pelos desafios que o século XXI traz”. Na avaliação dele, o grande desafio está na formação e na valorização de novos professores, para que as escolas invistam em aprendizado voltado à inovação e às habilidades emocionais.

“Só focando no ensino básico é que poderemos aperfeiçoar o Ensino Superior, pois o estudante brasileiro chega à faculdade com muitas dificuldades de aprendizado. Nossas crianças precisam ter foco em automação, globalização e nas mudanças no mercado de trabalho”, destaca Ramos.

O evento contou também com time de especialistas: o ex-ministro da Educação e atual diretor do Centro de Gestão Municipal e Políticas Educacionais da FGV, José Henrique Paim; o diretor de Estratégia Política do Movimento Todos pela Educação, João Marcelo Borges, e o empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

Palestra

Nesta terça-feira, 18, a advogada Helena Sanseverino Dillenburg palestrará sobre o tema “A incidência do Imposto de Renda sobre as pensões alimentícias: aspectos práticos e críticas”, no Grupo de Estudos de Direito de Família do IARGS, a partir das 12h, na sede do instituto. Aberta ao público.

Congresso de arquitetos

O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos divulgou nesta sexta-feira,14 de junho uma nova data para submissão de projetos, aberta até 24 de junho pelo site www.21cba.com.br. O evento ocorre em Porto Alegre de 09 a 12 de outubro de 2019 e é promovido pelo IAB-RS. O  21º CBA destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e urbanístico.

Os trabalhos a serem apresentados durante o Congresso serão divididos em três categorias – Projetos de Arquitetura e Urbanismo (somente para profissionais), Trabalhos Científicos (estudantes e profissionais) e Outras Práticas – e deverão estar inseridos em um dos principais subtemas propostos pelo 21º CBA.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »