A era da raiva

19 fev • A Vida como ela foiNenhum comentário em A era da raiva

Escrevi esse texto há oito anos. Tirando os fatos pontuais referidos, hoje está pior:

Temos vivido tempos conturbados no Rio Grande do Sul. A poeira ainda não baixou da tragédia de Santa Maria. Então, para se fazer uma análise mais serena, é preciso dar tempo ao tempo. Entendam bem, compartilho a indignação e a dor das famílias, mas a sociedade gaúcha como um todo mostrou facetas preocupantes. Somos um Estado de linchadores, em que a serenidade é avis rara.

Também não dá para aguentar a exploração política em torno da tragédia, assim como é brabo aguentar o ritual de tirar o corpo fora das responsabilidades. A questão é que aqui não existe meio termo. É tudo oito ou 80. Vivemos falando que deveríamos deixar para trás o tradicional espírito beligerante, mas constatamos que, em vez de melhorar, as coisas parecem estar piorando. No episódio das árvores cortadas no Gasômetro para dar curso às obras, vi-me em plena Inquisição.

O caso é que ideologizaram tudo. Conseguiram isso até com sacolas de supermercado, as de plástico são de “direita” e as ecobags são de “esquerda”.

Temos carradas de exemplos enraivecidos no dia a dia. É só olhar o comportamento no trânsito, por exemplo. Ou discussões por bobagens na mídia, ninguém aceita o contrário. Somos fundamentalistas, crê ou morre. Depois falamos mal do radicalismo do Oriente Médio. Só nos faltam as AK-47 e os homens-bomba…

PIT_10652_D_Banner-GIF-600x90px Fernando (1)

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »