A empreiteira perfeita

28 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em A empreiteira perfeita

Um túnel que estava sendo construído para que de 200 a mil detentos fugissem do Presídio Central de Porto Alegre durante o Carnaval de 2017 foi descoberto pela Polícia Civil e devidamente fechado. A obra era tão sofisticada que os detentos terceirizaram o serviço. A facção responsável pelo projeto cobrava valores de criminosos ligados a outros grupos para que também fugissem. Então quem sabe se copia a ideia para as obras públicas que envolvam a construção de túneis?

Na iniciativa privada, só dá bronca. Além dos aditivos contratuais, que oneram o custo, quem ficou de fora da concorrência entra na Justiça, então para tudo e, não raro, a licitação é anulada e refeita. Minha proposta é que se entregue a construção de túneis para os apenados. Não precisa fazer concorrência, não há atrasos – essa mão de obra trabalha com celeridade e diuturnamente – não geram ruídos que incomodem a vizinhança. Outra grande vantagem é que empreiteira de apenado não quebra. A mão de obra é farta, o salário é inexistente, porque a moeda é a liberdade.

E dificilmente haverá superfaturamento ou corrupção. Até porque não há políticos no esquema.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »